Câmara Municipal sediará oficinas gratuitas de Articulação e E-democracia

Atividades oferecerão certificado e têm como público-alvo apenas servidores das casas legislativas

Postado em: em Política

A Câmara Municipal de Franca irá sediar duas oficinas do Interlegis, um programa do Senado Federal, na última semana de agosto. Ambas são gratuitas, oferecerão certificado e tem como público-alvo apenas servidores das casas legislativas. As inscrições já podem ser feitas através do site http://www.interlegis.leg.br/comunicacao/eventos/inscricoes/articulacao-compilacao-edemocracia-em-franca-sp/view.

O primeiro curso, de Articulação e Compilação de Textos, acontece nos dias 27 e 28 de agosto, das 9 às 18h. Ele visa a capacitar servidores para a utilização do módulo mais recente inserido na nova versão do SAPL (software do Senado de dados legislativos), o Textos Articulados. Este módulo permite a articulação e compilação de textos legais, como Leis Orgânicas e Regimentos Internos. O instrutor será Josiel Pinto Magrini.

“Esse curso dá continuidade a outro que foi realizado em Franca em novembro de 2018, denominado SAPL – Portal Modelo. Ele ensinará como inserir dados no SAPL. Esse sistema eletrônico irá eventualmente substituir o SGL (Sistema de Gestão Legislativa) que está implantado na Câmara Municipal atualmente e é pago. Será um sistema de fácil utilização que trará mais transparência à sociedade e aos servidores”, explicou o coordenador legislativo da Câmara de Franca, Carlos Eduardo Evangelista.

Já nos dias 29 e 30 de agosto, é a vez de o instrutor Adalberto Oliveira ministrar a oficina de e-Democracia. A capacitação irá abordar configurações de sistema, WikiLegis (uma ferramenta de edição legislativa), fóruns de discussão e audiências interativas. “O e-democracia permitirá o envio de mensagens eletrônicas ao presidente da audiência pública. A população poderá tirar dúvidas, pedir esclarecimentos e poderá acompanhar os eventos à distância, pela TV Câmara”, esclareceu Evangelista.   

O coordenador legislativo acrescentou que a procura pelos dois cursos por Casas de Leis de outros municípios está grande, pelo fato de que o Interlegis, neste segundo semestre, irá ofertá-los apenas para o município de Franca em todo o estado de São Paulo.

Os workshops do Senado Federal são realizados em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Franca e a Rede de Escolas do Legislativo do Interior Paulista, da qual Franca é integrante (veja mais aqui: https://franca.sp.leg.br/noticias/2019/05/escolas-do-legislativo-formam-rede-de-cooperacao).

(Comunicação Institucional Câmara)


Artigos Relacionados