Câmara Municipal de Franca homenageia Ricardo Corrales nesta quinta, 28

  • Entre linhas
  • Publicado em 28 de março de 2019 às 10:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresário dirige a SMN Tecnologia da Informação e é presidente do Grupo BNI Imperador de Franca

O empresário Ricardo Corrales receberá na noite desta quinta-feira, 28 de março, em cerimônia especial na Câmara Municipal de Franca, o Título de Cidadão Francano como forma de reconhecimento pelo relevante trabalho realizado na sociedade francana.

E para marcar a noite, várias homenagens serão prestadas ao empreendedor através de membros do BNI, Rotary, IANSA e da SMN Tecnologia da Informação – empresa esta, que ele dirige.

Trajetória de vida

Nascido em 20 de dezembro de 1967 na cidade de São Caetano do Sul, Ricardo, que é filho de Ademir Corrales e Neusa Faria Corrales, e diretor da SMN Tecnologia da Informação, veio para Franca em dezembro de 2012, através de uma operação de “join venture” entre as empresas SMN e Engenharia Solutions. Antes disso, no entanto, ele estava residindo na cidade mineira de Carmo do Rio Claro desde 2007, onde criou sua empresa para exercer a atividade de Fábrica de Software. “Por ter um viés empreendedor muito forte acerca de novas oportunidades de negócio, acabei por montar uma rádio WEB chamada Radio Infinita e um jornal impresso chamado ‘Jornal Infinito’, conseguindo em pouco tempo liderar o market share da região em todo setor de comunicação”, conta. Em 2011, o empresário foi agraciado com Título de Cidadão Honorário de Carmo do Rio Claro, por conta da quantidade de empregos gerados na cidade, da formação de jovens e disponibilização de internet gratuita para todas a entidades filantrópicas das cidades onde as empresas atuavam, que já eram 7: Carmo do Rio Claro, Alpinópolis, Alterosa, São Jose da Barra, Conceição da Aparecida, Campo do Meio e Ilicínea.

E já em Franca, ele iniciou uma nova fase bem mais arrojada em sua carreira como gestor. “Tinha em mente a criação de um projeto totalmente inovador, bem diferente do que já existia no mercado, focado principalmente no bem-estar dos colaboradores, tendo como alvo sua qualidade de vida”, explica Ricardo. Assim, com a ideologia de não contratar profissionais de mercado para que fosse possível formar sua mão de obra, a SMN foi diretamente responsável por injetar no mercado aproximadamente 250 jovens com diversas certificações reconhecidas internacionalmente. Em 2017 a SMN recebeu da GPTW (Great Place to Work – autoridade global no mundo do trabalho), dentro da sua classificação, a premiação de melhor empresa para se trabalhar na região de Ribeirão Preto – abrangendo 9 cidades – e conquistou o 14º lugar no ranking nacional.

E em 2018, a SMN encerrou o ano subindo do patamar de fábrica de software para Centro Tecnológico, contando com as seguintes áreas de negócios: • Fábrica de Software • Centro de Treinamento • Incubadora de empresas • Provedor de Internet. Nesse mesmo ano, o empresário foi eleito Presidente do Grupo BNI Imperador de Franca, grupo este que já é composto por aproximadamente 70 empresários e que em menos de 6 meses gerou mais de R$ 3.500.000,00 em negócios, fomentando e aquecendo a economia francana. “Nosso projeto para 2019 é fortalecer a formação de jovens certificados para o mercado de trabalho e impulsionar, acelerar e oferecer mentorias para startups da região, tendo já assinado contratos com grupos de investimento para fomento às startups bem como aceleradoras que visam a formação dos empreendedores destas startups”, revela Ricardo, que como realizações iniciais de 2019 fundou, junto com seus parceiros, o Instituto Futuro de Tecnologia e Inovação, que visará fortalecer a área de tecnologia de Franca objetivando a inclusão digital e prover ao jovem francano a possibilidade de se desenvolver no segmento sem precisar sair de Franca.

Apaixonado que é por causas sociais e pela ajuda ao próximo, Ricardo Corrales atualmente colabora como integrante da Comissão de construção da nova sede do IANSA; diretor de Imagens Públicas do Rotary Franca Sul; Embaixador da APAE de Patrocínio Paulista; integrante da Pastoral do Domingo Fraterno; integrante da ONG Abraço de Águia; e mentor do FOUNDER Institute.

Família

Ricardo Corrales é casado com Andrea dos Santos Pimentel e pai do médico veterinário Giovanne, 25 anos; da bacharel em Direito Amanda, 23 anos e do estudante André, 10 anos.

Graduado em Matemática pela Universidade do ABC, pós-graduado em Análise de Sistemas pela FAAP, Ricardo concluiu MBA Tecnologia da Informação pela FASP e outro MBA Gestão de Negócios pela UniFacef. Em 2017 tomou contato com a PNL – Programação Neuro Linguística – e se tornou um apaixonado pela neurociência. Hoje, é formado Advanced Practitioner em PNL e possui formação completa em Coaching Sistêmico com PNL. 


+ Cotidiano