Câmara dos Vereadores vota na terça programa de prevenção ao câncer bucal

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de dezembro de 2017 às 17:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Foram estimados cerca de 300 mil casos novos no mundo sendo dois terços do sexo masculino

Os parlamentares francanos votarão nesta terça mais uma ação voltada à preservação da saúde da população de iniciativa do Poder Legislativo. Trata-se do projeto de lei que prevê a criação do Programa Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal na cidade.

O vereador autor do projeto, Adermis Marini (PSDB), citou dados do Instituto Nacional de Câncer, pelos quais estima-se que, em 2016, foram registrados 11.140 novos casos da doença em homens e 4.350 em mulheres.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer bucal em homens é o quarto mais frequente na Região Sudeste (14,58 para cada 100 mil). O tipo mais comum é o carcinoma de células escamosas, e ele ocorre com maior frequência na língua, amígdalas e orofaringe e gengivas (assoalho da boca).

“Foram estimados cerca de 300 mil casos novos no mundo em 2012, sendo que, desses, aproximadamente dois terços são no sexo masculino. Para a mortalidade, foram estimados 145 mil óbitos por câncer no mundo, em 2012, com cerca de 80% ocorrendo em regiões menos favorecidas”, afirmou Adermis.

O vereador afirma que o poder público em Franca já manifestou a gravidade da situação e que a implantação de uma campanha certamente contará com apoio da Prefeitura.

“Em release divulgado pela Prefeitura de Franca, em 07 de junho de 2017, o secretário municipal de Saúde Rodolfo Moraes Silva afirmou que a prevenção é a melhor solução e que qualquer pessoa pode fazer uma prevenção eficaz. Nas avaliações nas UBSs, confirmado o diagnóstico, o paciente é orientado e encaminhado para o tratamento adequado. Então, o importante agora é a prevenção”, disse Adermis Marini.


+ Política