Calor e chuvas fazem aumentar aparecimento de escorpiões em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de novembro de 2019 às 13:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vigilância Epidemiológica orienta sobre os cuidados para evitar essa proliferação e consequente picada

O período quente e chuvoso do verão faz aumentar a incidência de um animal indesejado e bastante temido pelos moradores de Franca: o escorpião. Pré-histórico, o aracnídeo, da mesma família das aranhas, parece difícil de ser eliminado, sendo muito combatido com o uso de inseticidas – o que pode, na verdade, aumentar o aparecimento do animal.

Como eles vivem principalmente em esgoto, eles em busca de alimento como barata e grilo, cuidados simples podem manter escorpiões longe de casa.

É preciso criar barreiras para evitar os escorpiões. Quem mora em casa deve manter o quintal sempre limpo e com todos os ralos tampados. Frestas em paredes e muros devem ser tampados. É preciso ter cuidado também ao usar sapatos que estejam no chão e observar brinquedos que costumam ficar soltos pelo quintal.

Outra dica é colocar um pano, no período da noite, embaixo da porta que dá para o quintal. Tampe também os ralos do banheiro e área de serviço. Nunca acumule lixo dentro de casa como no quintal. Além disso, terrenos baldios podem contribuir para proliferação de escorpiões, por isso devem estar sempre limpos.

E, se mesmo com todos estes cuidados, aparecer escorpião é preciso ter alguns cuidados para não ser picado. Em hipótese alguma tente pegar o escorpião com a mão ou matá-lo com o pé. Entre em contado com a Vigilância Epidemiológica para receber todas as informações necessárias pelo telefone: 3711-9484.

Em caso de picada, é preciso ir para um hospital o mais rápido possível. Não lave o local da picada nem passe álcool ou qualquer tipo de produto. O atendimento é feito em hospitais, Pronto-Socorro e UPAs, mas o soro fica na Santa Casa que é acionada quando chega um paciente. A gravidade varia conforme local da picada e sensibilidade da vítima.

Cuidados:

1 – Mantenha ralos tampados com telinha. Feche as frestas embaixo das portas no período da noite. Tampe buracos e rachaduras na parede e muros.

2 – Mantenha o quintal sempre limpo. Os escorpiões se alimentam de grilos e baratas, por isso não acumule lixo para atrair esses bichos.

3 – Se tiver brinquedos no quintal e casinhas de cachorro, faça sempre uma inspeção em busca de escorpião. Mantenha-os sempre limpos. Tenha o mesmo cuidado ao levar crianças para brincar em parquinhos com madeira e caixa de areia.

4 – Se for fazer limpeza no quintal e até mesmo dentro de casa (mexer em objetos com os quais não lida há muito tempo) tenha cuidado. Use luvas e sapatos fechados. Vale lembrar que o escorpião gosta de lugares úmidos.

5 – Converse com as crianças e mostre fotos para evitar que elas se aproximem no caso de encontrar um escorpião no quintal.

6 – No caso de picada, procure um hospital imediatamente para receber o devido tratamento. Não passe álcool no local da picada, apenas lave com água.


+ Saúde