​Calçadistas lançam pesquisa inédita sobre consumo nas famílias

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de dezembro de 2015 às 18:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:33
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Coleta de informações foi realizada desde janeiro/2014 em 11,2 mil lares de todas regiões brasileiras

Lançamento será no dia 9 de janeiro, durante o Congresso Brasileiro do Calçado (Foto Arquivo JF)

Com o objetivo de identificar o consumidor brasileiro de calçados, em ação conjunta a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) lançam, na Couromoda 2016, uma pesquisa de consumo inédita que mapeia um universo de 170 categorias de produtos nos segmentos de chinelos, tênis, sapatos femininos fechados, tamancos, sandálias e sapatos masculinos.

O lançamento será no dia 9 de janeiro, durante o Congresso Brasileiro do Calçado, evento que antecede a feira paulista e acontece no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

Encomendada pelas entidades à Kantar Worldpanel, a coleta de informações foi realizada semanalmente desde janeiro de 2014 em 11,2 mil lares de todas as regiões brasileiras. Segundo a gerente de Novos Negócios da empresa responsável pelo levantamento, Rita Navarro, o universo representa os hábitos de consumo de mais de 50 milhões de lares, responsáveis por 90% do potencial de consumo do produto no mercado nacional.

Com o varejo de calçados em queda desde o segundo semestre de 2015, o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, ressalta que a pesquisa pode ser uma ferramenta importante para uma volta por cima. 

“Embora não tenhamos expectativas de grandes melhoras no mercado doméstico para o próximo ano, certamente a ferramenta será fundamental para apontar caminhos que amenizem os efeitos da crise”, projeta o executivo. Segundo ele, com a pesquisa detalhada, tanto a indústria como o varejo poderão traçar estratégias comerciais mais adequadas à realidade e aos anseios do consumidor brasileiro. “Com renda reduzida e endividado, o consumidor tende a ser mais econômico nos gastos e neste contexto quanto mais assertivas forem as coleções melhor para o sucesso das vendas”, acrescenta.

Para o presidente da Ablac, Imad Espera, as conclusões da pesquisa obrigam a indústria e o varejo de calçados a conhecer em detalhes os novos hábitos do consumidor brasileiro e a ajustar suas atividades. “É retrato atualizado do público que frequenta as lojas de calçados de norte a sul do Brasil”, frisa.

Metodologia

Semanalmente, em dia e hora marcados, durante quase dois anos, entrevistadores visitaram os lares cadastrados para verificar os produtos adquiridos, cujos códigos de barras foram registrados. As informações foram coletadas pelos entrevistadores a partir da nota fiscal e inseridos no smartphone para análise posterior por técnicos da Kantar.

O cruzamento das informações permitiu identificar movimentos do mercado, como crescimento ou decréscimo, segmentos que se destacam em volume e receita, a representatividade em relação ao total de consumo, classes sociais, faixas etárias que aumentaram as compras, a frequência das mesmas e outras variáveis importantes.

A pesquisa

* Coleta semanal de dados em 11,2 mil lares de todo o Brasil

* Número representa 50 milhões de lares e 90% do potencial de consumo

* Monitoração do consumo de chinelos, tênis, sapatos femininos fechados, tamancos, sandálias e sapatos masculinos

* Realização Abicalçados e Ablac, encomendada à Kantar Worldpanel

* Apresentação dos resultados durante o Congresso Brasileiro do Calçado, no dia 9 de janeiro, às 17h10min – Centro de Convenções do Expo Center Norte, São Paulo/SP.


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