Café arábica: colheita avança, mas negócios seguem lentos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de agosto de 2017 às 17:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em geral, qualidade dos grãos está melhor, em comparação com os primeiros lotes deste ano

​Favorecida pelo clima mais seco, a colheita de café arábica na safra 2017/2018 tem avançado no Brasil, mas, ao contrário do que era esperado, a liquidez segue baixa no mercado interno, uma vez que a retração de compradores e vendedores manteve o ritmo dos negócios muito lento. 

As informações são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.

Foto: Aislan Henrique da Silva/Café Editora
     
De acordo com relatório divulgado pela instituição, além das temperaturas baixas atrasarem  o processamento do grão, limitando a oferta do mercado à vista, muitos produtores têm se concentrado nas entregas futuras da variedade.

Fora que a qualidade dos grãos também tem chamado a atenção do mercado negativamente, por terem sido qualificados, no início da colheita, como bebida rio. 

“Em geral, a qualidade dos grãos está melhor, em comparação com os primeiros lotes, que foram classificados como bebida rio devido às chuvas em maio e junho. No entanto, foram apresentados peneira menor na maioria das regiões e também há incidência de broca”, informou o Cepea. 

consultoria Safras & Mercado apontou na semana passada que a colheita de café no país estava em 73% até o dia 25 de julho. Levando em conta a estimativa do órgão de 51,1 milhões de sacas de 60 kg de arábica e conilon, é apontado que já foram colhidas 37,06 milhões de sacas.

Companhia Nacional de Abastecimento(Conab) aponta a produção neste ano em 45,56 milhões de sacas.

Para o Cepea, o volume menor colhido nesta safra está dentro das expectativas, já que o ciclo é de bienalidade negativa.

“No entanto, os agentes temem que a oferta possa reduzir ainda mais no final da safra”, reportou. Na última terça-feira (01), o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, teve a saca de 60 kg cotada a R$ 460,07 e queda de 0,93%. 


+ Agronegócios