Cabos HDMI exigem atenção na compra para a transmissão de sinal

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de novembro de 2017 às 23:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em tempos de filmes e games em 4K e HDR, a principal conexão merece tratamento diferenciado

Os cabos de áudio e vídeo, em especial os de HDMI, são os acessórios mais importantes não só em um home theater, mas em todo o local onde haja funcionamento de áudio e vídeo, caseiros ou não. São eles que vão viabilizar toda a experiência de entretenimento que temos em casa. Por tudo isso, nada mais justo que manter o funcionamento deles em perfeito estado. Mas há quem parece não se importar tanto com esse mero “detalhe”. Muitas pessoas na prática desconhecem a influência, positiva ou negativa, desse tipo de cabeamento.

Cabos HDMI  de má qualidade podem apresentar, entre outros defeitos, condução de sinal falha, conectores que oxidam, solda que se degrada, malha interna que se rompe, entre outros problemas que compremotem e muito o funcionamento dos equipamentos.

Embora seja utilizado para uma conexão digital, o cabo HDMI transmite sinal entre chips que funcionam dentro dos aparelhos. Esse chip presente na TV ou projetor tem função de reorganizar o “pacote” de informações – que nem sempre vem na sequência 01010… – antes de encaminhá-lo ao seu processador interno.

Se houver qualquer tipo de falha na condução do sinal que sai de uma fonte de sinal, não há o chamado handshake (como se fosse aperto de mão digital) no destino e a transmissão é imediatamente interrompida. Ou, na melhor das hipóteses, a imagem pode apresentar problemas após o sinal ser restaurado, principalmente na forma de ruídos brilhantes.

Um dos problemas com a transmissão em distâncias maiores é a suscetibilidade a ruídos, interferências e perdas do fluxo contínuo de dados. Cabos sofisticados, em geral, usam materiais mais nobres e técnicas avançadas de construção, incluindo condutores mais grossos (28AWG) e terminais banhados a ouro ou prata, para serem duráveis por muito mais tempo.

lguns fabricantes oferecem até modelos com um chip integrado ao terminal, como se fosse um booster para amplificar o sinal e manter constante a voltagem de 5 volts ao longo do condutor. O objetivo é preservar a qualidade máxima do sinal, com capacidade para transferência entre 18 e 27Gbps, inclusive sobre comprimentos mais longos, de até 15m.

Os cuidados devem começar na hora da escolha do tipo de sinal que será transmitido pelo cabo HDMI. Se for o de um Blu-ray player Full-HD com suas tecnologias de cor, como Deep Color, xvYCC, ou x.v. Color, de 8 bits, em tese, um cabo de categoria High Speed dará conta do recado. Quem já possui player 4K, um cabo High Speed de boa qualidade também será viável, mas fique atento às distâncias.

O tráfego de sinal com resolução 4K a 60p e mais HDR em distâncias de 6m, por exemplo, necessita de um cabo com condutores internos de maior diâmetro, para elevada largura de banda.  Meça as distâncias entre os seus equipamentos e evite sobras excessivas, isso é importante.


+ Tecnologia