Brasileiro já é o quarto maior consumidor de aplicativos no celular do mundo

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  • Publicado em 14 de agosto de 2019 às 11:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:44
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Alguns dos mais utilizados são para pagamento via celular; Praticidade e segurança são grandes atrativos

Assim como houve o
surgimento e crescimento das compras pela internet, agora os brasileiros estão
aderindo às compras por aplicativos em dispositivos móveis. Segundo relatório
do Centro de Inovação da Visa (CI), entre os países da América Latina e Caribe,
o Brasil lidera em inovação tecnológica para pagamentos via apps.

Em
um futuro próximo, o cenário promete ser ainda mais promissor, pois até o fim
de 2020, o número de usuários de smartphones será 30% maior. Isso significa um
aumento de 7,2% nas transações por celular, que não envolvam dinheiro, aponta o
estudo.

O
brasileiro já é o quarto maior consumidor de aplicativos do mundo: usa cerca de
10 deles por dia – e grande parte para fazer compras. Pesquisa do Instituto
Qualibest, realizada no país em 2018, aponta que 81% dos internautas já
encomendaram ou contrataram algum tipo de serviço ou produto por meio de
aplicativos ou sites utilizando um smartphone.

Um
destes serviços é o Chama, aplicativo de entrega de botijões de gás com
operação em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte. O app oferece
um comparativo de preços dos fornecedores do produto e informações como tempo
de entrega de cada um. Recentemente, a empresa passou a oferecer a
possibilidade de pagamento diretamente via aplicativo com cartão de crédito,
processo que antes era feito no momento da entrega.

Para
Otávio Tranchesi, Diretor de Marketing do Chama, o consumidor brasileiro já
confia nesse tipo de transação e isso se reflete na adoção pelos usuários.
“O mercado deve ficar atento às inovações, já que as perspectivas por aqui
são otimistas”, explica o executivo. Até 2023, o setor de pagamentos
móveis deve passar de US$ 1,08 trilhão a US$ 4,5 trilhões, segundo a Allied
Market Research.

A
praticidade e segurança em relação ao pagamento via aplicativo é o que mais tem
atraído os consumidores para este tipo de tecnologia, aponta Tranchesi. “É
uma forma de se evitar problemas devido à falta de dinheiro ou troco, além de
panes na maquininha. E, claro, os dados do cartão precisam da segurança de
serem processados por uma plataforma de confiança, para prevenir fraude, entre
outros riscos”, explica.

No
Chama, para que a funcionalidade de pagamento in-app fosse implementada com
sucesso, foi realizada uma adoção gradual do serviço: “Primeiro testamos
com um grupo reduzido de pessoas, revendedores e usuários, para depois ampliar,
um processo todo pensado que tem dado muito certo”, enfatiza Tranchesi.

Pagamentos
sem barreiras como diferencial de compra

No
caso de apps como Chama, Uber ou iFood, as transações de pagamento são
processadas pela Adyen, plataforma ponta a ponta que utiliza inteligência de
dados e machine learning para tokenizar dados de cartão com segurança e
permitir pagamentos em um único clique, eliminando etapas desnecessárias na
experiência de compra.

“Por
anos, pagamentos foram um elemento complicado tanto para consumidores quanto
para comerciantes. Se hoje temos a praticidade de comprar online por apps onde
e quando quisermos, o processo de pagamentos deve proporcionar também essa
praticidade” comenta Tulio Gambogi, head de de Adquirência e Produtos da
Adyen para a América Latina. “Precisamos possibilitar que o consumidor
pegue com o método que preferir, com toda a segurança e estabilidade de
plataforma”.


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