Bolsonaro quer mudar livros didáticos: “Muita coisa escrita, tem que suavizar”

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de janeiro de 2020 às 15:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A partir de 2021, os livros passarão a contar também com a bandeira do Brasil e o hino nacional

​O presidente  Jair Bolsonaro  defendeu nesta sexta-feira mudanças em  livros didáticos , afirmando que atualmente eles têm “muita coisa escrita” e que é preciso “suavizar” . 

Bolsonaro também afirmou que, a partir de 2021, quando os livros forem feitos por sua gestão, as publicações irão conter a bandeira do Brasil e o hino nacional .

“Tem livros que vamos ser obrigados a distribuir esse ano ainda levando-se em conta a sua feitura em anos anteriores. Tem que seguir a lei. Em 21, todos os livros serão nossos. Feitos por nós. Os pais vão vibrar. Vai estar lá a bandeira do Brasil na capa, vai ter lá o hino nacional. Os livros hoje em dia, como regra, é um amontoado… Muita coisa escrita, tem que suavizar aquilo”, disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

Dom Pedro II

Bolsonaro também voltou a criticar o educador Paulo Freire , relacionando suas ideias ao baixo resultado do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) , e afirmou que governos de esquerda “acabaram” com o colégio federal Dom Pedro II , no Rio de Janeiro . 

Um dos pontos criticados foi o fato do Pedro II autorizar, desde 2016, que os alunos escolham usar saia ou bermuda, independente do gênero.

“Falando em suavizar, estou vendo um cabeça branca ali, estudei na cartilha Caminho Suave. Você não esquece. Não esse lixo que, como regra, está aí. Essa ideologia de Paulo Freire. O cara ficou 10 anos e a garotada de 15 anos foi fazer a prova do Pisa e mais da metade não sabe fazer uma regra de três simples. O que a esquerda plantou na educação? Plantou militância. Tanto é que o pessoal vota no PT e no PSOL. A molecada (vota) PT e PSOL. Chegou ao cúmulo de acabar com uma escola como o Colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro. Acabaram com o Pedro II. Menino de saia, MST lá dentro. E outras coisas mais que não quero falar aqui”, criticou.

*Agência O Globo


+ Política