Black Friday ou Black Fraude? Conheça as armadilhas e previna-se

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de novembro de 2017 às 09:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
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Data aguardada por muitos para fazer economia também pode reservar surpresas nada agradáveis

Quem aguarda com ansiedade pela Black Friday, que no Brasil acontece na última sexta-feira do mês de novembro, com a participação de lojas virtuais e físicas, e esse ano será dia 24 de novembro, deve ficar atento não apenas aos preços, mas também às fraudes mais comuns que se aproveitam da data para fazer um número maior de vítimas.

O diretor de marketindo do Reclame Aqui, Rodrigo Paniago, aponta quais os erros mais comuns que acabam fazendo do evento um mau negócio:

– Comprar sem pensar: várias ofertas vão estar à disposição do consumidor, que muitas vezes pode cair em tentação. Quem não faz um planejamento, acaba comparando o que não precisa e, ao invés de economia, pode acabar tempo prejuízo, gastando mais do que deveria.

Pesquisar é fundamental, pois a ideia de aproveitar a Black Friday de qualquer forma pode fazer com que a pessoa compre um produto pelo mesmo preço que encontraria fora dessa data.

– Sites falsos com descontos fantásticos: o índice de sites e e-mails falsos que temtam se apriveitar dessa data para fisgar os incautos sobe vertiginosamente. Então, caso um site seja muito novo, não se arrisque. O consumidor também deve desconfiar de preços irreais, pois há sites que simulam isso para pegar dados cadastrais dos clientes.

Roubo de dados, recebimento de pagamento sem a entrega do produto ou entrega de produto falso são apenas alguns dos problemas que podem acontecer, portanto, atenção.

– Quando a promoção é a metade do dobro: se a empresa sobe o preço antes da Black Friday para mostrar que na data o produto está com desconto, é maquiagem de preço e costuma acontecer, como já ficou registrado em anos anteriores. Mais uma vez, a dica é pesquisar antes mesmo do dia e, caso seja possível, ir monitorando esses valores.

– Preço aumenta na hora do pagamento: problema frequente na data. A dica é registrar, ainda que por foto, no momento da compra, o preço do produto com o nome da loja, data e horário.

– Preço baixo, frete caro: mais comum do que se pensa, a loja oferece um bom desconto e depois cobra tudo no valor do frete. Quem considerar o valor abusivo pode procurar os órgãos de defesa do consumidor.

– Presente de Natal que só vem em 2018: há quem queira aproveitar a Black Friday para adiantar as compras de Natal, mas cuidado com os prazos de entrega – o prazo é dado apenas em dias úteis, ou seja, não contam sábados, domingos nem feriados. Um produto com prazo de entrega estipulado em 25 dias úteis só chegará mesmo em 2018.

– Site é vitrine para outros sites: lojas grandes e renomadas têm parceria com empresas e sites menores e anunciam os produtos desses lojistas em sua página, são os chamados marketplaces. Isso faz com que o mesmo site apresente preços diferentes para um mesmo produto e também prazos de entrega distintos. Caso o consumidor tenha algum problema com a compra, primeiro deve entrar em contato com a loja parceira, além do site que anunciou os produtos.


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