Black Friday: Fundação Procon-SP tem plano especial de atendimento

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de novembro de 2018 às 11:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:11
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As irregularidades constadas em lojas físicas pela fiscalização subiram de 15,5% para 78,26%

Com a chegada da
Black Friday, nesta sexta-feira, 23 de novembro, os consumidores buscam
esclarecer dúvidas sobre direitos e deveres durante o período de grandes
descontos nas vendas.

Um dos órgãos de referência no assunto é a Fundação
Procon-SP, vinculada à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado,
que conta com um plano de atendimento especial para esclarecer dúvidas, receber
queixas e denúncias durante a Black Friday 2018.

Durante o mês de novembro, especialistas do
Procon-SP receberam representantes do Instituto para o Desenvolvimento do
Varejo (IDV), que representa 22% do mercado e reúne as maiores empresas do
setor para debater os problemas registrados com mais frequência pelos clientes.

Edições

Na comparação entre as edições de 2016 e 2017 da
Black Friday, os relatórios indicam diminuição na quantidade de queixas: foram
2.654 reclamações em 2016, contra 2.091 no ano passado.

Contudo, as
irregularidades constadas em lojas físicas pela fiscalização subiram de 15,5%
para 78,26%. “Do mesmo jeito que o consumidor faz a pesquisa em relação aos
produtos, deve realizar buscas a respeito da reputação das empresas. O cliente
fará bons negócios ao negociar com uma companhia idônea”, explica Bruno
Stroebel, supervisor de Fiscalização do Procon-SP. “Temos casos de sites que
anunciam promoções, por exemplo, e desaparecem”, acrescenta o especialista.

Vale destacar que,
em 2017, as principais queixas estiveram ligadas a anúncios de produtos ou
serviços indisponíveis, maquiagem do desconto, mudança de preço ao finalizar a
compra (no carrinho) e site inconstante, congestionado ou bloqueado.

Outras
dicas

O Procon-SP monitora preços dos produtos mais
procurados em lojas físicas e virtuais 60 dias antes da Black Friday. Ao todo,
são mais de 100 produtos monitorados, em mais de dez companhias do mercado. O
desconto deve ser dado sobre o menor preço dos últimos 60 dias.

Os itens participantes devem estar sinalizados como
“Black Friday”. Nas lojas físicas, se houver desconto geral (por exemplo, toda
a loja com 15% de desconto) ou descontos em categorias (todos os vinhos
chilenos com 30% de desconto, a título de exemplo), é obrigatório informar o
preço original e o promocional e ter leitor de código de barras próximo.

Ações

Confira as atividades que serão realizadas pelo
Procon-SP em relação à Black Friday 2018:

– Meios de reclamação
e denúncia

#PROCONSPNABLACKFRIDAY – Utilização da Hashtag nas
Redes Sociais;
Facebook oficial da Fundação Procon;
Twitter oficial da Fundação Procon;
Formulário para reclamações disponível no site entre 22 (quinta) até 28 de
novembro (quarta);
Atendimento telefônico pelo 151: dia 22 de novembro, das 19h à meia-noite; dia
23 de novembro, das 8h às 20h.

– Fiscalização

Plantão das 19h do dia 22 até 23h59 do dia 23 de
novembro;
Fiscalização de lojas físicas:
Equipes nas ruas na capital, Grande São Paulo e nos oito núcleos regionais.


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