Papa faz saudação a grupo de peregrinos francanos em Roma, neste domingo, 26

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 26 de julho de 2020 às 21:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Grupo de religiosas de Franca, ligadas a congregação Jesus Maria José, foi saudado pelo Papa Francisco

Os peregrinos francanos estavam na praça São Pedro para sua tradicional oração mariana do Angelus, mensagem proferida pelo líder católico da janela do Palácio Apostólico no primeiro dia da semana.

“Saúdo todos vocês, caros fiéis romanos e peregrinos vindos de várias partes da Itália. Agora se começa a ver os peregrinos! Até de outros países, alguns, vejo algumas bandeiras ali”, disse o Papa.   

Os fiéis estavam espalhados pela Praça São Pedro, respeitando as medidas de distanciamento e sob os olhares atentos das forças de segurança.   

Neste domingo a igreja celebra os santos Joaquim e Ana, os pais da Virgem Maria, os avós de Jesus – daí é celebrado neste dia o Dia dos Avós. 

Os peregrinos francanos vivenciaram uma manhã de sol intenso na praça de São Padro para a oração mariana. 

Ao sair na janela do Vaticano, o papa Francisco mencionou: “queridos irmãos e irmãs bom dia…O evangelho deste domingo aos últimos versículos do capitulo que Matheus dedica às palavras do reino do céu. O trecho compreende três parábolas brevemente assinadas e muito curtas A do Tesouro Escondido, a da Pérola Preciosa, e da Rede Lançada ao Mar. 

Detenho-me das duas primeiras das quais o reino dos céus é assimilado a duas diferentes realidades preciosas, ou seja, o tesouro no campo escondido e a pérola de grande valor 

A reação daquele que encontra a pérola e o tesouro é praticamente igual. O homem e o mercante vendem tudo para adquirir aquilo que tem mais apreço. 

Com essas duas semelhanças Jesus se propõe envolvermos na construção do reino dos céus, apresentando uma característica essencial da vida cristã. Aderem plenamente ao reino aqueles que estão dispostos a arriscar tudo. 

São corajosos. De fato, tanto o homem quanto o mercante das duas parábolas vem tudo aquilo que possuem, abandonando assim suas seguranças materiais. 

Disso se entende que a salvação do reino exige não somente a graça de Deus, mas a disponibilidade ativa do homem. Tudo o faz a graça. 

Da nossa parte apenas a disponibilidade de receber. Não resistência a graça. A graça faz tudo, mas requer a minha responsabilidade – minha disponibilidade.

Os gestos daquele homem e do mercante que vão em busca – privando-se dos próprios bens para comprar coisas mais preciosas são gestos decididos e radicais. 

E sobretudo feitos com alegria por que ambos encontraram o tesouro. Somos chamados a assumir a atitude dessas duas personagens evangélicas. Nos tornando sabedores do reino dos céus. 

Trata-se de abandonar o fardo pesado das nossas seguranças mundanas que nos impedem na busca e construção do reino. A ganância de possuir, a sede de lucro e poder ou pensar somente em nós mesmos.

E nossos dias a vida de alguns pode resultar em medíocre e sem brilho, porque não foram à busca de um verdadeiro tesouro. 

Contentaram de coisas atraentes, mas efêmeras de luzes ilusórias, porque deixam depois na escuridão. A luz do reino não é luz de artifício; os fogos de artifício duram apenas alguns instantes e, a luz do reino nos acompanha durante toda a vida.

O reino dos céus é contrário das coisas supérfluas que o mundo oferece. E ao contrário de uma vida banal. É um tesouro que renova a vida a cada dia e a expande rumo a horizontes mais vastos.

De fato, quem encontrou esse tesouro tenha um coração criativo e em busca, que não repete, mas inventa, traçando e percorrendo novos caminhos que nos leva a amar a Deus, a amar os outros, e verdadeiramente a nós mesmos.   

Aqueles que caminham nesse estrato de Deus é a criatividade sempre buscando mais. E a criatividade sempre busca novos modos de buscar a vida. 

Jesus que é o tesouro escondido e a pérola de grande valor só pode suscitar alegria. A alegria de se descobrir um sentido da própria vida. A alegria de senti-la comprometida na aventura da Santidade.

Ao saudar os presentes na praça, o Papa pediu aos jovens maior apreço aos avós. 

“Não os deixe a sós, usem a fantasia do amor, telefone, fazem vídeo chamada e deem atenção. Eles são as raízes das famílias. Uma arvores separada da raiz não progride e isso é importante”. 

Relatou o pontífice: “saúdo de coração a todos os peregrinos de vários países em particular de Franca – Brasil -, que estão presentes com a bandeira do país. A todos desejo um bom domingo e não se esqueçam de rezar por mim”.

Bispo 

O bispo francano Dom Paulo Roberto Beloto falou sobre a saudação dos peregrinos francano em Roma. 

Geralmente, no retorno dos peregrinos ao Vaticano, o papa faz a saudação. E o que ocorreu neste domingo foi uma homenagem a Franca com a presença de um grupo de religiosas ligadas a Jesus Maria José.​

Assista ao vídeo:


+ Religião