Benefícios da drenagem linfática não são só estéticos: conheça todos

  • Entre linhas
  • Publicado em 24 de setembro de 2019 às 13:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De redução de edemas pós-operatórios a diminuição de ansiedade e estresse, técnica é muito usada

Diminuição da retenção de líquidos, inchaços e até celulite: a drenagem linfática é um tipo de massagem que consegue trabalhar toda a linfa do corpo, removendo o excesso e possibilitando até mesmo a melhora do sistema circulatório. Isso sem contar que ajuda a reduzir aquela gordurinha localizada. Por outro lado, a drenagem linfática tem benefícios que vão além da estética e contribuem para a manutenção da saúde. De redução de edemas pós-operatórios a diminuição de ansiedade e estresse.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a massagem tem como função aumentar o volume e a velocidade da linfa por meio de manobras que imitam o bombeamento fisiológico. Tem influência na oxigenação dos tecidos, favorecendo a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas. Confira os benefícios da técnica também para a manutenção da saúde:

Diminuição de edemas – Tanto para gestantes, quanto para indivíduos em situações de pós-trauma ou pós-operatório, a drenagem linfática auxilia no combate ao inchaço, especialmente em casos de comprometimento da circulação sanguínea de retorno. O procedimento alivia hematomas decorrentes de distúrbios circulatórios e linfáticos.

Alívio dos sintomas da TPM – Este tipo de massagem também é eficiente no período pré-menstrual, já que melhora sintomas da TPM como irritabilidade, alterações de humor, inchaço na região abdominal, inchaço e até enxaqueca. A drenagem ajuda a eliminar a retenção de líquidos, atuando diretamente nos edemas e aliviando estes sinais, graças a seu efeito analgésico e relaxante muscular.

Redução da ansiedade e estresse – Os movimentos da drenagem também relaxam o corpo, contribuindo para diminuir a ansiedade e estresse. Proporciona relaxamento dos músculos e bem-estar.

Detox no organismo – A drenagem faz uma desintoxicação do sistema linfático, eliminado toxinas do organismo e nutrindo os tecidos. Os movimentos leves em regiões específicas estimulam o sistema linfático a pegar e descartar o “lixo celular” dos tecidos do corpo, promovendo um detox natural.