​Batatais enfrenta problemas com a falta de abastecimento de água

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 20 de setembro de 2020 às 10:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a forte seca, Prefeitura pede a população o uso criterioso de água para evitar problemas

A Administração tem lutado para controlar a situação e atender as necessidades da população, porém os usuários devem colaborar e ter sensibilidade no consumo

A Prefeitura da Estância Turística de Batatais tem enfrentado muitos problemas com o forte calor e a falta de abastecimento.

Na última semana, por exemplo, uma das regiões do município foi atingida com a falta de água.

A Administração Municipal precisou abrir todos os reservatórios de água do município.

O sistema Santa Cruz, que ocorreu um desabastecimento devido à falta de energia, abriu com 800m cúbicos, sendo mais de 3 milhões de litros de água.

Os sistemas ETA e Simara abriram com suas capacidades máximas de água, havendo assim uma boa recuperação em todos os sistemas, fazendo com que não falte água nos bairros mais altos do município.

A Administração tem lutado para controlar a situação e atender as necessidades da população, porém os usuários devem colaborar e ter sensibilidade no consumo, evitando o desperdício.

PROBLEMAS

O município de Batatais, a exemplo da grande maioria das cidades brasileiras, atravessa um período crítico no setor de abastecimento de água.

Com o aumento do consumo, provocado pelo período de seca intensa e temperaturas altíssimas, aliado a problemas de quebra de equipamentos e falta de energia elétrica estão levando ao fechamento dos reservatórios para que os moradores de todos os bairros tenham água no final do dia.

Foi o que aconteceu no Sistema Santa Cruz, que tem reservatórios no alto do Aeroporto, que ficou por mais de 5 horas sem receber água, por falta de energia elétrica nas bombas dos três poços artesianos, o que ocasionou o desabastecimento já nas primeiras horas da sexta-feira.

Para situações de emergência, a Prefeitura está com caminhão pipa realizando o atendimento.


+ Cidades