Batalhão da Saudade criado em Franca reunirá veteranos do Exército em Uberaba

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de maio de 2018 às 09:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Batalhão da Saudade foi fundado em Franca em encontro informal entre amigos no final de 1989

No próximo sábado, dia 26, Uberaba vai receber o 29º Encontro do Batalhão da Saudade. A apresentação cívico-militar é da Banda e do Agrupamento de Ordem Unida Sem Comando do Batalhão da Guarda Presidencial de Duque de Caxias, do Exército Brasileiro. O evento será no Parque Fernando Costa ABCZ – Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, às 16h, com entrada gratuita.

Segundo os organizadores, o 29º Encontro do Batalhão da Saudade em Uberaba reunirá veteranos dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, que serviram o Batalhão da Guarda Presidencial da Guarda Presidencial da capital federal nas décadas de 60 a 90. A apresentação cívico-militar tem o objetivo de desenvolver os valores culturais e disciplinares, resgatando a tradição do Exército Brasileiro e incentivando o patriotismo aos cidadãos uberabenses.

O Batalhão da Saudade foi fundado em Franca/SP por meio de um encontro informal entre amigos no final de dezembro de 1989, em uma oficina mecânica. Para este encontro em Uberaba, a Banda e o Grupamento de Ordem Unida Sem Comando do Batalhão da Guarda Presidencial farão uma apresentação de gala, ocasião em que alguns militares usarão fuzil para exibição.

A banda é composta por 30 militares músicos e o Grupamento de Ordem Unida por 11 militares. Estarão presentes no encontro o General de Brigada Queiroz, o Coronel Fabiano Augusto Cunha da Silva, Comandante do Batalhão da Guarda Presidencial, e demais autoridades oriundas da capital federal.


+ Cotidiano