Base de Dados de Direitos da Pessoa com Deficiência tem atualização de 2019

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de março de 2020 às 19:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência é voltado à inclusão e visa o diálogo

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP) realizou a atualização da plataforma “Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. Os novos dados são referentes a 2019, nas áreas de esporte e violência.

Em esporte, foram inseridas informações referentes aos Jogos Escolares, em que os usuários podem conferir o número de participantes, o objetivo dos Jogos e todas as modalidades divididas pelos tipos de deficiência e faixa etária. 

Além disso, é possível realizar a conferência da quantidade de alunos participantes que concorreram nas Paralímpiadas Escolares. 

Os Jogos e as Paralímpiadas Escolares são iniciativas que visam a prática esportiva para crianças e adolescentes com deficiência.

Já os dados do Time São Paulo estão disponíveis para acesso exibindo o número de atletas, todas as competições realizadas e o total de medalhas conquistadas no último ano. 

O Time São Paulo Paralímpico é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Ele visa avaliar, controlar e executar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas de alto nível vinculados ao estado de São Paulo.

Na área de violência, os boletins registrados em 2019 na Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência (DPPD), são categorizados por tipo de deficiência.

Essas informações são construídas de acordo com os municípios do estado de São Paulo e em formato de perfil, separadas por gênero e idade. 

A DPPD é especializada em atendimentos à pessoa com deficiência contando com um Centro de Apoio Técnico, formado por uma equipe multidisciplinar.

Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Criada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a plataforma da “Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência” reúne os dados censitários e informações relacionadas à pessoa com deficiência.

Os dados são organizados em áreas de educação, saúde, emprego e renda, desenvolvimento social e esporte, utilizados como instrumento para a indução de políticas públicas.

Serve também para a construção de novas ações inclusivas em nível municipal e estadual, sendo referência para pesquisadores e profissionais e pode ser acessado pelo site: http://basededados.sedpcd.sp.gov.br/#genero


+ Comportamento