Barril de Heineken de graça? Cuidado com o golpe que circula pelo WhatsApp

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  • Publicado em 28 de maio de 2020 às 20:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:46
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Promoção falsa oferece barris de cerveja para roubar dados das vítimas e direcioná-las a downloads maliciosos

Um novo golpe circula por aplicativos de mensagem como WhatsApp e Telegram se passando por uma promoção da cervejeira Heineken

A ESET, empresa de segurança da informação, identificou o golpe, que usa o nome da empresa para realizar atividades maliciosas. 

A mensagem que circula nos aplicativos diz que a Heineken está dando barris de graça e, para isso, basta que os usuários preencham algumas informações no link enviado. 

O link direciona para uma página que imita o site da Heineken , mas traz informações que buscam alarmar os internautas, como um contador no topo da tela indicando que os barris já estão acabando. 

A vítima precisa, então, responder a uma série de perguntas para ganhar o prêmio, que nunca chega. Os dados preenchidos são, então, roubados. 

Depois de preencher, o site pede que a mensagem seja compartilhada com ao menos dez contatos no WhatsApp. 

Caso a pessoa clique para compartilhar, ela é direcionada para diversos tipos de site, afirma a ESET, sejam eles de propaganda, de download de extensões ou de novos golpes . 

A própria Heineken divulgou, em sua conta no Twitter, que a promoção é falsa. “A recomendação da marca é não abrir o link”, afirmou a cervejeira.

Como não cair no golpe

O golpe da Heineken não é o primeiro deste tipo a circular amplamente no WhatsApp. Para se proteger de ações maliciosas como essa, é preciso seguir algumas dicas:

  • Desconfie de mensagens muito alarmantes. “Lembre-se que criminosos criam seus golpes sempre tendo algo urgente como tema: uma passagem aérea muito barata se você comprá-la ‘até amanhã’, um processo judicial contra você, um prêmio que precisa ser resgatado ou irá expirar, a cura de alguma doença, enfim, qualquer coisa que exija sua atenção imediata”, aconselha a ESET.
  • Antes de clicar no link, procure sobre a promoção dos canais oficiais da marca, como site e redes sociais.
  • Confira se o link realmente é da página da empresa antes de preencher qualquer dado. Os endereços geralmente são muito parecidos com os originais, mudando apenas algumas letras. 
  • Na dúvida, não preencha seus dados antes de ter certeza de que a mensagem é verdadeira. 
  • Não propague informação falsa. Se não tiver certeza de que a promoção é verdadeira, não compartilhe com seus contatos.

*IG


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