Banheiros se tornam protagonistas da casa ao se transformarem em spa

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de outubro de 2016 às 12:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com pequena reforma e toques na decoração, ele perde o papel de coadjuvante e se torna o astro da casa

Banheiros se transformam cada vez mais em um verdadeiro spa, um local para recarregar as energias

Banheiro é aquele cômodo da casa frio, com quase nenhuma decoração, onde você nem bem entra e já está saindo, certo? Errado! Foi-se o tempo em que ele era o lugar da casa que você só frequentava por obrigação. Em alta, esse espaço pode ser transformado em um verdadeiro spa, um local para recarregar as energias. E engana-se quem pensa que para ter um banheiro assim em casa é preciso gastar horrores. Com uma pequena reforma e toques na decoração, ele perde o papel de coadjuvante e se torna o astro principal da casa. “Apostar em paredes de cores calmantes e relaxantes, como amarelo claro, rosa pálido e verde água é uma boa opção”, pondera o arquiteto Luiz Giuliano Fonseca, lembrando que a pintura nova já vai deixar o banheiro diferente.

A ideia é buscar o melhor aproveitamento do espaço. “É importante usar muito espelho. Gosto de fazer desenhos nos espelhos e usá-los até o teto”, conta. O armário embutido, que guarda os objetos de banheiro, pode vir espelhado. O porcelanato do chão pode ser repetido nas paredes – é mais fácil limpar e a continuidade da cor e da estampa reforça a sensação de amplitude. “Existem porcelanatos que imitam madeira, tijolo e até estampas em alto relevo”, destaca Luiz Giuliano.

Na pia a novidade é o acabamento em bronze. As cubas não são unanimidade – as esculpidas, mais clássicas, continuam em alta -, mas muita gente ainda escolhe combinar a cuba com a louça do vaso sanitário. Lembre que a vantagem da cuba instalada na bancada é a facilidade de limpeza. “Por ser um ambiente relativamente caro do projeto, compensa investir em peças atemporais e cores neutras”, sugere.

A iluminação faz toda a diferença. Ela deve ser clara, mais para uma luz branca do que uma amarelada

O arquiteto lembra que a iluminação faz toda a diferença. Ela deve ser clara, mais para uma luz branca do que uma amarelada. “Além de uma luz eficiente para a higiene diária, é interessante ter uma iluminação focada, que facilite o trabalho de se maquiar ou fazer a barba. E, para aqueles dias em que a pessoa tem tempo para se deitar na banheira, pode-se optar por uma iluminação suave ou com cromoterapia, que vai mudando de cor gradativamente ou conforme escolha do morador”, ensina. Se o seu banheiro tem uma banheira, ter travesseiros para banho é uma boa opção. Com eles você poderá passar um bom tempo na água e de maneira confortável. Na hora do banho em si, sais de banho ajudam a desligar de tudo o que acontece no mundo. Você não tem espaço para uma banheira? Nem por isso seu banheiro não pode ser um spa. “Existem no mercado sachês de ervas que podem ser acoplados ao bocal do chuveiro, garantindo um banho de ervas bem gostoso. Para quem pode gastar um pouco mais, há a possibilidade de instalar uma coluna de hidromassagem dentro do box”, comenta Luiz Giuliano.

Para ajudar no relaxamento, espalhar velas aromáticas e colocar uma fonte de água são boas pedidas. Valem essências ou incensos para deixar o lugar mais perfumado. Que tal uma plantinha? Não se esqueça dos tapetes: eles ajudam a deixar o banheiro com a cara do dono da casa. “A vida é corrida e um dos poucos momentos para descansar é a hora do banho. Por isso, o banheiro deixou de ser um cômodo esquecido, aquele que não precisa de reforma, que já vem pronto”, reforça.