Bancos ampliam caixa eletrônico compartilhado mas clientes reclamam

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de maio de 2018 às 20:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:43
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Apesar da facilidade de acesso em diversos pontos, clientes reclamam do valor das notas disponíveis para saque

Os bancos estão substituindo
cada vez mais os caixas eletrônicos próprios por terminais de autoatendimento
do Banco 24Horas, uma rede que permite compartilhar o mesmo equipamento entre
várias instituições financeiras.

Em julho de 2014, os bancos fizeram um acordo para ampliar o
compartilhamento dos caixas eletrônicos. A ideia era substituir, em quatro
anos, “uma parcela” dos caixas eletrônicos que ficavam fora de agências
bancárias por terminais da rede Banco 24Horas.

Na assinatura do
acordo, o Banco 24Horas contava com 15.300 terminais de autoatendimento.
Atualmente, são mais de 21.800 caixas eletrônicos instalados, em cerca de 11
mil estabelecimentos comerciais, em 620 cidades.

O objetivo dos
bancos é tornar o Banco 24Horas a rede externa de atendimento, mas há clientes
que reclamam dos serviços disponíveis.

A maior reclamação entre
os usuários é com relação aos valores das cédulas disponíveis nos terminais: normalmente
apenas R$ 20 e R$ 50. O cobrador Kleber Willian Oliveira da Conceição, 39 anos,
contou que tentou sacar um valor inferior a R$ 50, mas não conseguiu. “Fui
sacar uma vez e só tinha nota de R$ 50. Eu nem precisava de todo esse valor,
mas fui obrigado a sacar por não ter outra opção”, disse.

Em nota, a TecBan, responsável pela rede Banco 24Horas, informou
que os caixas eletrônicos da Rede Banco24Horas em Brasília são abastecidos com
notas de R$ 20 e R$ 50. “Os valores disponíveis para saques nos terminais de
autoatendimento da Rede são definidos de acordo com a disponibilidade de notas
de cada região. Em razão da demanda, as máquinas podem ficar momentaneamente
com apenas um tipo de cédula até o próximo abastecimento. Esses valores
garantem uma grande variedade de combinações e atendem às principais
necessidades da população”, disse a TecBan.

Os serviços disponíveis na rede compartilhada dependem de cada
banco. De acordo com as informações disponíveis no site da rede, há
instituições que oferecem apenas consulta a saldos e extratos, saques e
pagamentos. Em outros bancos, há opção também de fazer empréstimos e
transferências.

A TecBan lembra que o pacote de serviços que o consumidor possui
em seu banco inclui as operações feitas no Banco 24Horas, no caixa eletrônico
do banco e nas transações realizadas nas agências bancárias. “Caso o consumidor
não tenha um pacote de serviços, a resolução 3.919 do Banco Central garante aos
clientes, com conta corrente pessoa física, o benefício de efetuar, todo mês,
até quatro saques sem tarifa, duas transferências, dois extratos, dentre
outros, nos canais que compõem a rede de atendimento do banco, incluindo o
Banco 24Horas”, acrescentou.

Segundo a TecBan, o compartilhamento contribui para reduzir os
custos operacionais e de manutenção dos bancos. “Uma grande vantagem do Banco 24Horas
é a população poder usar mais de 40 bancos no mesmo caixa eletrônico. A Rede
também beneficia os proprietários do varejo com o aumento do fluxo de pessoas,
do ticket médio (valor médio das vendas) e do faturamento de suas lojas. Além
disso, os terminais ajudam a tornar os estabelecimentos pontos de referência
nas suas regiões, aumentando o portfólio de serviços disponibilizados aos
consumidores e colaborando, também, com a fidelização”, defendeu a TecBan.


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