Banco Central tem app que informa as dívidas oficiais das pessoas físicas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de dezembro de 2019 às 20:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sistema consulta a dívidas, operações de câmbio e relacionamentos no Sistema Financeiro Nacional.

​O Banco Central disponibilizou para o cidadão uma nova versão do Sistema Registrato. 

Agora compatível com dispositivos móveis (tablets, celulares e afins), essa versão apresenta visualização mais simplificada que permite acessar informações resumidas dos relatórios emitidos pelo cidadão. 

Além disso, o Banco Central disponibilizou para as instituições financeiras a opção de oferecerem aos seus clientes o procedimento de credenciamento no Registrato por meio de seus aplicativos. 

O procedimento de credenciamento de pessoas físicas por meio de aparelhos celulares está disponível para clientes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Nesse novo modelo de credenciamento são necessários apenas dois passos: o primeiro usando o aplicativo do banco e o segundo no portal do Banco Central. 

Hoje a tendência é que as pessoas usem mais o celular em vez do computador para fazer transações financeiras. 

O cadastramento para ter acesso ao Registrato é bastante simples. O banco disponibilizará um Número de Identificação Pessoal (PIN), uma série de quatro algarismos, que permitirá o acesso do cliente ao cadastramento no portal do Banco Central.

Como a instituição financeira já possui os dados do cliente, como nome e número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), basta o cliente preencher o e-mail e criar uma senha.

Uma vez que as informações disponibilizadas pelo Registrato são sigilosas, a consulta poderá sempre ser realizada utilizando a senha cadastrada. 

Por meio do Registrato é possível ter acesso a informações sobre endividamento, relacionamentos no Sistema Financeiro Nacional e operações de câmbio. 

O relatório do Sistema de Informações de Créditos (SCR) apresenta informações sobre empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito, acima de R$200, em cada instituição financeira. 

O relatório do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) exibe a relação de instituições financeiras com as quais o cliente possui algum relacionamento (como conta corrente, poupança e investimentos). 

Já o relatório de câmbio exibe informações de operações de câmbio e de transferências internacionais vinculadas ao usuário.

Com a mesma senha cadastrada no Registrato é possível também ter acesso pela internet ao Protocolo Digital, plataforma que permite o envio e o recebimento de documentos ao Banco Central de forma digital.

Também acesso o Cadin, um banco de dados com registro de pessoas físicas e jurídicas que possuem dívidas com órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta.

Facilidade no acesso

Os pedidos de informação mais frequentes no atendimento do Banco Central são sobre os relatórios emitidos pelo Registrato. 

A pessoa com o celular ou o computador pode gerar seus próprios relatórios a qualquer momento. Além de ágil, gratuito e disponível 24 horas, evita a sobrecarga no atendimento.

Este ano, até novembro, mais de 750 mil relatórios já haviam sido emitidos pelo Registrato. O ano passado fechou com mais de 500 mil documentos gerados.

Apenas pessoas físicas podem realizar o credenciamento por meio do celular ou internet banking. As empresas podem se credenciar utilizando certificado digital ou presencialmente, em Brasília, ou por correspondência.


+ Cotidiano