Azul diz que vai começar a operar em Franca, mas não estabelece data de início

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de março de 2018 às 16:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca está incluída entre 25 cidades que vão começar a receber voos comerciais operados pela Azul

​Em um comunicado destinado aos seus investidores divulgado nesta segunda (26), a Azul Linhas Aéreas informou que deve adicionar, em 2018, voos para ao menos oito novos destinos, podendo chegar a dez até o final do ano. 

Deles, dois tiveram início já neste fim de semana: as rotas de Recife para Córdoba e Rosário, com frequências semanais saindo aos sábados; Fort Lauderdale, vizinha de Miami, está prevista para receber voos também da capital pernambucana ainda neste semestre.

Já para os próximos anos, 25 cidades brasileiras foram reveladas pela Azul como previstos novos destinos – número que deve chegar a um total de 35. 

Outro trajeto internacional, para Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) também está nos planos.

Segundo a aérea, a grande maioria dos novos mercados será atendida com aeronaves modelo ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros.

“A Azul é a única companhia aérea do país com foco no desenvolvimento e crescimento do mercado de aviação em todas as regiões do Brasil, levando serviço a lugares que não têm serviço aéreo”, afirmou o vice-presidente de Receitas da Azul, Abhi Shah.

“Estamos trabalhando de perto com as prefeituras dessas localidades para viabilizar as condições necessárias para operarmos. Quero agradecer a eles por esse trabalho conjunto e ressaltar que, quanto antes os aeroportos estiverem prontos, mais cedo nossas aeronaves estarão servindo essas localidades”, completa Shah.

Confira abaixo os destinos brasileiros que a Azul deve alcançar nos próximos anos:

Destino Estado (UF)
Caruaru PE
Mossoró RN
Guarapuava PR
Toledo PR
Umuarama PR
Serra Talhada PE
Pato Pranco PR
Santos SP
Franca SP
Macaé RJ
Sobral CE
Sant’Ana do Livramento/Riviera RS
Araguaina TO
Linhares ES
Paranaguá PR
Teófilo Otoni MG
Bagé RS
Barretos SP
Catalão GO
Itaituba PA
Tangará da Serra MT
Balsas MA
Guanambi BA
Caçador SC
Ponte Porá MS

O anúncio da Azul confirma um trabalho feito pelo vereador Adermis Marini, que, como deputado federal, se empenhou para que a cidade recebesse uma ligação aérea com São Paulo.

Em 11 de maio de 2017, o Jornal da Franca divulgou a notícia da manifestação de interesse da Azul Linhas Aéreas.

Em ofício endereçado ao Deputado Federal, Adérmis Marini (PSDB/SP), naquela ocasião, a empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras, confirmou o interesse da companhia em operar na cidade.

O documento assinado pela diretora de Relações Institucionais da empresa, Patrícia Xavier, destacava que a Azul identificava a microrregião de Franca como uma localidade em potencial para o recebimento de voos, apontando também que o PIB (Produto Interno Bruto), a quantidade de habitantes e o tipo de economia local eram bases sustentáveis para a manutenção da operação de voos comerciais no aeroporto da cidade.

No ofício, a empresa esclarecia que para operar na cidade, o Aeroporto de Franca “Tenente Lund Presotto”, precisaria contar com a Certificação emitida pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), além da abertura de slots (liberação de linhas aéreas) na pista auxiliar do aeroporto de Congonhas/SP.

A diretora da empresa, Patrícia Xavier, finalizava o documento solicitando o apoio do então deputado Adérmis Marini para que a parceria pudesse ser concretizada e, assim, Franca voltar a contar com os voos comerciais, após anos sem o serviço.

Adermis Marini continua empenhado no trabalho de articulação junto às autoridades responsáveis pelo setor, aliado ao apoio de deputados federais dos Estados de Minas Gerais e do Sul, cujas cidades poderão ser contempladas com o serviço. 

A notícia da expansão de destinos da Azul foi publicado originalmente no site Panrotas.


+ Política