Jovens atletas francanos conquistam título mundial de jiu jitsu lutando em SP

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de julho de 2018 às 09:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Miguel Medeiros e Iran Neoral se sagram campeões na faixa azul juvenil em torneio de nível internacional

​Os atletas de Franca, Miguel Medeiros e Iran Neoral, se sagraram neste sábado, em São Paulo, campeões mundiais de jiu jitsu da categoria juvenil, faixa azul, em um resultado expressivo, ante o elevado nível técnico da competição.

O campeonato vencido pelos francanos, na categoria peso médio, foi o Mundial de Jiu Jitsu Esportivo, sediado e organizado pela CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo), sendo a principal competição organizada pela entidade.

Ambos são alunos do mestre Iaroslav Neoral. Iran é seu filho e conquistou o terceiro título mundial. O atleta, de 17 anos, também já venceu sete vezes o campeonato brasileiro, pela CBJJE e CBJJ, e foi campeão sul-americano.

“Divido este título com meu pais, meus irmãos, os colegas de treinos e os patrocinadores, pois todos dão condições para que eu me dedique e os resultados aconteçam”, disse o atleta, que no final do ano deve avançar para a faixa roxa.

Iaroslav cumprimentou os atletas e afirmou que o título foi resultado do esforço que eles fazem nos tatames, diariamente, em treinamentos exaustivos de condicionamento físico e na garra que ambos têm.

“Eles se dedicam e absorvem todo o aprendizado através dos treinamentos e da boa vontade que têm em aprender mais e se aprimorarem a cada campeonato. Estão de parabéns e merecem esse título”, afirmou Iaro.

Miguel Medeiros também tem como mestre Iaroslav Neoral e treina ainda com os professores Diego Galante, também campão do mundo de jiu jitsu, e o faixa preta Cláudio Medeiros, que é seu pai e professor no Beco dos Marimbondos, trabalho social iniciado por ele na garagem de sua casa, no Jardim Luiza, que hoje cresceu /e tem atraído cada vez mais adeptos. “Ainda temos muito que crescer. Agora temos até campeão do mundo no Beco”, brincou Cláudio.

Miguel treina todos os dias, às vezes mais de uma vez ao dia, buscando aprimorar sua técnica. E os resultados estão surgindo: somente este ano, sagrou-se campeão sul-americano e brasileiro. Este último, vencido há menos de dois meses. Na ocasião, disse que foi cobrado de um titulo mundial pela irmã mais nova, Isa, e que o buscaria. E cumpriu.

“Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho! É um momento marcante na minha vida, me tornar campeão do mundo. Parabenizo o Iran, meu parceiro de equipe que fechou a categoria comigo. Agradeço a Deus por sempre me abençoar e proteger nas batalhas da vida, meu pai, a quem dedico o título, Cláudio Medeiros, meu meste Iaro, meu professor Diego Galante e meus patrocinadores, Kamikaze e FEAC. E claro, meus irmãos do Beco que estão ao meu lado o tempo todo! O Beco está em festa!”, disse o atleta, que também deverá ser graduado à faixa roxa este ano.

Cláudio Medeiros, que divide a dedicação ao jiu jitsu com o trabalho de vigilante. Muitas vezes, após trabalhar toda a noite, vai para o tatame dar aulas e treinar os alunos. Afirmou que, em uma conquista como essa, vê todo o esforço recompensado e que vive um momento de êxtase com o titulo mundial deste sábado.

“Para chegar ao título, o Miguel e o Iran venceram quatro lutas duras. Na final, por serem da mesma equipe, fecharam a chave e ambos venceram. Mas esse é só o final da história, que é composta por muito treino, suor, dores e superação. Treino duro, luta fácil. Ambos ainda vão dar muitas alegrias e títulos para a nossa cidade e as portas estão abertas para todas as pessoas, independente de sexo ou idade, que quiserem treinar e conhecer esta arte marcial magnífica, que é o jiu jitsu”, afirmou o faixa preta. 



+ Esportes