​ATIVIDADE FÍSICA PARA MULHERES

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de maio de 2017 às 11:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As mulheres possuem uma composição corporal diferente dos homens, pois o estrogênio, que é o principal hormônio responsável pelas características sexuais femininas, dificulta o crescimento dos músculos. Além disso, as mulheres produzem muito menos testosterona que os homens, tendo mais dificuldade de ganhar massa muscular.

Em sua anatomia, a maioria das mulheres apresentam quadris largos e joelhos valgos (curvados pra dentro), aumentando a probabilidade de terem condromalácia patelar, que é uma frouxidão ligamentar na região do joelho. Portanto, fortalecimento de quadríceps e glúteos, além do alongamento de posteriores de coxa, trato iliotibial e panturrilhas são recomendados.

As mulheres tem um percentual de gordura maior que os homens, pois elas tem mais tecidos moles e o hormônio progesterona (exclusivamente feminino) atua na preparação do corpo para a gestação. Por isso, as atividades aeróbias (correr, caminhar, pedalar etc.) são indicadas para controle do peso.

Durante o ciclo menstrual, as mulheres conseguem treinar com mais intensidade durante duas fases: na fase folicular (primeiros 12 dias) e na fase lútea (últimos 10 dias), pois já foi comprovado que nestas fases as mulheres conseguem obter maiores ganhos de força e hipertrofia muscular. Entre essas fases, há a fase ovulatória, onde são recomendados treinos regenerativos, menos intensos. A atividade física produz endorfina, que é o hormônio do prazer e bem estar, que ajuda a aliviar as cólicas menstruais e os efeitos da TPM.

Mesmo com todas essas particularidades, as respostas do organismo feminino aos estímulos de treinamento são semelhantes às respostas masculinas, ou seja, as mulheres podem fazer as mesmas atividades que os homens fazem, conforme posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Para saber mais sobre esse assunto, você pode entrar em contato por e-mail, visitar meu blog ou acessar as minhas redes sociais (FacebookYouTube e Instagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes