ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de abril de 2017 às 14:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Daqui a alguns anos, mais exatamente em 2030, o Brasil será a 6ª maior nação idosa do mundo, portanto a adoção de hábitos saudáveis será importante não só pra melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, mas também para retardar os efeitos do envelhecimento, como diminuição da força muscular, diminuição da acuidade visual, diminuição da densidade óssea etc.

Com isso, atividades resistidas (com pesos) como musculação, ginástica, treinamento funcional etc. são muito importantes para a capacidade funcional destas pessoas, através dos ganhos de força e resistência musculares promovidos por essas atividades.

Os idosos que são mais fortes e resistentes conseguem diminuir a incidência de quedas, comuns nessa fase da vida, além de conseguir executar tarefas do cotidiano, tornando-os mais independentes e confiantes, impactando diretamente no humor e na autoestima.

​Uma das principais causas de morte entre os idosos são as doenças cardiovasculares, por isso também é fundamental que os idosos incluam as atividades aeróbias no seu dia a dia, principalmente as de baixo impacto, como caminhada, natação, hidroginástica e ciclismo.

Estas atividades melhoram o condicionamento cardiorrespiratório, e ainda colaboram com a perda de peso, prevenindo aterosclerose, doenças reumáticas e doenças cardíacas. Além disso, as atividades aeróbias ajudam no controle do diabetes e atuam como auxiliares no tratamento da fibromialgia e da osteoporose.

Portanto, a recomendação básica é que os idosos façam atividades aeróbias e resistidas, pois elas se complementam trazendo benefícios neuromusculares e cardiovasculares, colaborando decisivamente para que essa população envelheça com qualidade.

Entre em contato por e-mail ou deixe um comentário no meu blog ou nas minhas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube ) para saber mais sobre o assunto, tirar dúvidas ou solicitar um dos meus serviços.

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes