ATIVIDADE FÍSICA PARA GESTANTES

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de abril de 2017 às 12:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Antigamente, se acreditava que a mulher deveria repousar durante a gravidez e “comer por dois” para garantir um parto tranquilo e um bebê saudável. Hoje em dia, essas “verdades” caíram por terra, e a ciência hoje comprova o benefício de uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios para uma gravidez saudável e com rápida recuperação pós-parto.

Qualquer atividade física pode ser realizada pela futura mamãe após os 3 primeiros meses de gestação, pois nesse período o feto está se fixando ao útero e esta é a época onde há maior incidência de abortos espontâneos. Quem estava ativa antes de engravidar, deve apenas fazer algumas adaptações junto ao seu professor. Quem estava sedentária e decidiu se exercitar após a gravidez, tem que tomar mais cuidado para que seu corpo possa lidar com tanta novidade de uma só vez.

É necessário que a intensidade das atividades sejam reduzidas porque, durante a gravidez, o corpo produz um hormônio (chamado relaxina) que amolece as articulações, principalmente da região pélvica para facilitar a passagem do bebê, e com isso os músculos podem não suportar o que faziam antes, já que não vão contar com os tendões totalmente íntegros pra ajudar nesse sentido.

Outro motivo que requer a diminuição na intensidade das atividades é que a mulher precisa dividir sua demanda de oxigênio com o feto, por isso sua capacidade cardiorrespiratória diminui. Portanto, as atividades aeróbias de baixo impacto são altamente recomendadas, como caminhar, pedalar, nadar e a hidroginástica. A vantagem das atividades aquáticas é o conforto proporcionado pelo ambiente aquático, uma vez que as mamães sentem mais calor devido ao aumento do metabolismo causado pela geração de um novo ser dentro delas.

Mulheres grávidas que fazem atividades resistidas, como musculação, ginástica e treinamento funcional devem evitar exercícios que aumentem a pressão abdominal. Por isso, invista na qualidade do movimento ao invés da quantidade, ou seja, faça com a técnica adequada na velocidade adequada. Caso haja desconforto, abuse dos exercícios isométricos (sem movimento) como pranchas e pontes.

Na musculação, é importante fortalecer as musculaturas das pernas, do assoalho pélvico e paravertebral. As pernas ajudam na sustentação do peso do ventre, enquanto que os músculos do assoalho pélvico atuam na sustentação do corpo e também ajudam a facilitar o trabalho de parto. O peso do ventre desloca o centro de gravidade da mulher pra frente, com isso uma musculatura paravertebral fortalecida evita que a mamãe tente compensar sua postura e aumentar sua curvatura lombar.

Procure um nutricionista para saber sobre nutrição na gestação e esqueça essa história de comer por dois, hein!! O exagero na alimentação pode causar diabetes gestacional, e se não for acompanhada após a gestação, a diabetes pode se instalar de vez em seu corpo. Portanto, procure orientação profissional!!

Para saber mais sobre esse assunto, você pode entrar em contato por e-mail, visitar meu blog ou acessar as minhas redes sociais (FacebookYouTubeInstagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes