ATIVIDADE FÍSICA PARA DIABÉTICOS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de abril de 2017 às 16:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

    De acordo com dados do IBGE e do Ministério da Saúde, o diabetes é uma doença que atinge cerca de 9 milhões de brasileiros, e esta doença se caracteriza pelo aumento anormal da taxa de glicose no sangue. Este aumento pode se dar pelo fato de o pâncreas produzir pouca ou nenhuma insulina, ou ainda, pela resistência do organismo a insulina.

INSULINA – hormônio responsável por metabolizar o açúcar (glicose) em nosso corpo

    A diabetes se classifica em dois tipos, sendo chamadas tipo 1 (imunomediada) e tipo 2 (insulinorresistente).

⦁    Tipo 1: se dá antes dos 40 anos, onde o paciente administra sua glicose através de injeções diárias de insulina, justamente por produzir pouca ou nenhuma insulina;

⦁    Tipo 2: se dá após os 40 anos, onde o paciente usa comprimidos para complementar as doses diárias de insulina, uma vez que seu organismo é resistente a este hormônio.

    A diabetes gestacional não conta como uma espécie de “tipo 3” de diabetes, pois está relacionada ao aumento de peso durante a gravidez, e esta condição termina após o parto, sendo recomendado um acompanhamento da glicemia nos primeiros anos posteriores.

    A população diabética tem as mesmas recomendações gerais de atividade física da população em geral, o único aspecto a levar em consideração é a administração constante da glicose antes, durante e após as atividades. Dependendo da intensidade, a glicemia pode cair (hipoglicemia) ou aumentar (hiperglicemia) demasiadamente, podendo causar de desmaios e taquicardias até perda de consciência e convulsão.

    Os diabéticos que se exercitam regularmente tem um melhor controle da sua glicemia, pois as atividades promovem uma melhor captação da glicose pelos músculos, fazendo em alguns casos com que as doses diárias de medicamentos sejam reduzidas. Além disso, os exercícios aumentam a sensibilidade celular a insulina (excelente pra quem tem diabetes tipo 2) e diminuem a glicose sanguínea.

    Geralmente, quem tem diabetes tipo 2 apresenta um acúmulo de gordura visceral, o que colabora com o aumento de triglicérides e colesterol. Portanto, as atividades aeróbias são mais indicadas por 30 minutos em intensidade moderada (55 a 70% FC máx.) por 5 vezes na semana, ou 30 minutos em alta intensidade (70 a 90% FC máx.) por 3 vezes na semana.

    Para saber mais sobre esse assunto, você pode entrar em contato por e-mailou nas minhas redes sociais (Facebook, YouTubee Instagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes