ATIVIDADE FÍSICA PARA CARDIOPATAS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de março de 2017 às 13:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Abrindo mais uma série de colunas, desta vez vamos abordar os grupos especiais, e hoje vamos começar falando dos indivíduos cardiopatas, que são pessoas portadoras de complicações ou insuficiências cardíacas, seja através de origem genética ou devido a estilo de vida sedentário, com hábitos pouco saudáveis.

Importante lembrar que as recomendações gerais para atividades físicas são de, no mínimo, 30 minutos por dia, numa intensidade moderada, ou seja, de 50 a 70% da FC máxima, que pode ser usada através da fórmula 220 – idade. Mesmo com essas recomendações, preciso dizer que cada caso deve ser analisado individualmente.

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

A maioria da população cardiopata é acometida por uma insuficiência cardíaca, que é quando o músculo cardíaco não consegue atender a demanda metabólica do corpo, é uma fraqueza do músculo cardíaco. Em casos mais severos, o portador de insuficiência cardíaca precisa usar um marcapasso.

Portanto, quem tem insuficiência cardíaca precisa:

⦁ realizar atividades de intensidade leve e moderada, como caminhadas, por exemplo;

⦁ quem tem marcapasso, evitar atividades com impacto no peito, como artes marciais e esportes com bola.

CARDIOMIOPATIA HIPERTRÓFICA

Uma parcela menor da população cardiopata apresenta a cardiomiopatia hipertrófica, que é quando o músculo cardíaco fica mais rígido, dificultando o bombeamento de sangue para o corpo. Como os exercícios fortalecem nossos músculos – inclusive o músculo cardíaco – portadores de cardiomiopatia hipertrófica tem fortes restrições em atividades físicas, justamente para evitar o fortalecimento de um músculo cardíaco que já está rígido.

Portanto, quem tem cardiomiopatia hipertrófica deve:

⦁ realizar atividades exclusivamente leves, como pescaria, bocha, caminhada e, ainda, pilates e tai chi chuan, sempre tomando cuidado com algumas posições desconfortáveis.

INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

Não dá pra falar de cardiopatas, sem citar o infarto agudo do miocárdio, que é uma doença que atinge uma parcela bem significativa da população cardiopata, que se caracteriza pela angina, que é uma forte dor no peito seguida de outras complicações. Geralmente, quem já teve infarto consegue fazer atividade física após 2 meses, em média.

Por isso, quem teve infarto agudo do miocárdio deve:

⦁ realizar atividades leves, aumentando gradativamente a intensidade, preferencialmente começando por atividades aeróbias, e depois chegando até a musculação, pois ajuda a melhorar a resposta muscular do coração.

Estudos recentes mostraram que cardiopatas podem, inclusive, realizar atividades de alta intensidade, pois já foi comprovado que estas atividades melhoram a eficiência cardiovascular e respiratória.

Dentre os diversos benefícios das atividades físicas, os cardiopatas que se exercitam conseguem aliviar o trabalho do coração, melhorando a qualidade do sono, diminuindo o cansaço, a falta de ar e, para quem já teve infarto, diminuem drasticamente as chances de um novo episódio de infarto.

Para saber mais sobre esse assunto, você pode entrar em contato por e-mail ou nas minhas redes sociais (FacebookYouTube e Instagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes