Ativar a memória olfativa do cliente pode ajudar a impulsionar as vendas

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  • Publicado em 3 de agosto de 2017 às 18:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:17
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Especialista em perfumaria, Mohamed Gorayeb, explica qual o aroma ideal para cada tipo de comércio

Tudo
está voltado à experiência do cliente. Cada vez mais, as empresas estão
empenhadas em propor ações que ofertam muito mais do que uma simples compra ou
um atendimento impecável para fidelizar o consumidor. Mais do que isso, o
varejo e prestadoras de serviços querem oferecer um momento marcante, algo que
toque os cinco sentidos para permanecer na memória de seu público.

As
pessoas têm se tornado cada vez mais exigentes quando o assunto é consumo e
sempre estão com pressa. Além disso, possuem a disposição uma centena de
produtos e uma imensa variedade, e por isso descarta quem não está preparado
para atende-lo ou que consiga despertar a atenção. Quem não conquista nos
segundos iniciais de um atendimento, perde venda ou vende menos do que poderia
e, além disso, “ carimba” uma má impressão. E em tempos de redes sociais
ativas, pode afetar a própria imagem.

De
acordo com Mohamed Gorayeb, criador de mais de mil técnicas de vendas voltadas
para o universo da perfumaria, especialista em (fragrâncias) e autor do livro “
Receba Mais Sim e Menos Não pela editora Senac, o marketing olfativo funciona
como elemento estratégico para reter o cliente por mais tempo na loja. “ O
recurso estimula o bem-estar e desperta uma lembrança, estimula uma ação
positiva ou cria uma nova sensação ao subconsciente”, explica.

Usando
essa técnica relativamente simples de ser aplicada, toda vez que o cliente
sentir uma fragrância da mesma família olfativa daquela loja, vai se lembrar
daquela marca. Entretanto, para realmente pegar o consumidor pelo nariz, é
preciso saber qual o aroma certo para cada tipo de comércio. “Lojas de enxoval,
o que mais faz sucesso e chama a atenção dos clientes é a lavanda. No universo
infantil, o ideal é usar aroma de tutti-fruti, que ativa a curiosidade da criança.
No caso de itens para decoração de interiores, pode ser usado o capim santo,
alecrim. Já se o segmento for itens de banho ou perfumaria, hortelã e eucalipto
são ótimas opções. Escritórios de advocacia ou consultoria em geral, combinam
com manjericão, tangerina ou notas de canela”, afirma Mohamed.

Para
reforçar a referência de bem-estar que esses espaços proporcionam, Mohamed
explica que pode ser oferecido ao consumidor a possibilidade de levar para casa
aquele aroma que foi marcante por meio de vela, perfume, aromatizador de
ambiente, sabonete, entre outros. “Recursos para isso não faltam. Com isso, a
fragrância se tornará ainda mais familiar e a vontade de voltar ao local vai
aumentar também”, aponta o especialista.

Essa
técnica funciona muito bem para atrair cliente para aumentar as possibilidades
de consumo. “Quanto mais tempo ele permanecer, mais propenso a consumir os
produtos daquele local”, conclui.


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