Aterro Sanitário de Franca começa processo de arborização com plantio

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de janeiro de 2020 às 00:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é efetuar o plantio de 2 mil árvores nativas da região nos arredores do local

 A Prefeitura de Franca pretende em curto e médio prazo transformar o ambiente paisagístico nos arredores do Aterro Sanitário Municipal, administrado pela Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), a partir do plantio de cerca de 2 mil árvores nativas da região. 

O local recebe visitas monitoradas periodicamente de alunos e educadores da cidade e região, onde buscam conhecer mais um pouco sobre os cuidados que esses resíduos recebem depois de coletados nas ruas da cidade poderá ter esse componente novo, os arredores cercados de árvores, todo arborizado.

A Prefeitura mantém, através da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, um núcleo de Educação Ambiental que faz a interação permanente com escolas municipais, estaduais e particulares, acompanhando as visitas, tanto no Aterro como a outros equipamentos como as Estações de Tratamento de Água e Esgoto e Usina de Compostagem e Reciclagem de Lixo. 

A Emdef com essa iniciativa de plantio de 2 mil espécies nativas já concluída, compreendendo uma área estimada de 5 mil metros quadrados, procura contribuir não só para redução da poluição ambiental, mas oferecer algo atraente aos visitantes.

Num segundo instante, a proposta é criar trilhas onde além de cada espécie nativa, com a proteção do sol, poderão receber orientações gerais de cada etapa do processo de tratamento do lixo doméstico e industrial que é levado ao Aterro, atualmente em torno de 400 toneladas/dia. 

Esse local recebe cuidados permanentes da administração municipal, via Emdef e tem o acompanhamento dos órgãos ambientais, sendo considerado referência no Estado.

O Aterro Sanitário funciona em uma área que margeia a rodovia Fábio Talarico, adiante do Distrito Industrial e da sede da Empresa Municipal.


+ Meio Ambiente