Até que ponto planejar a carreira pode funcionar para quem deseja crescer?

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de janeiro de 2018 às 13:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisa comprova que profissionais que planejam suas carreiras são mais felizes e realizados

​Qualquer pessoa, em sua adolescência, já se deparou com a seguinte pergunta: “o que quer ser quando crescer?”. Muitas pessoas que se fizeram essa pergunta ou que foram questionadas sobre isso, não conseguiram atingir exatamente o que planejaram. Poucas pessoas têm a determinação do caminho desde a infância ou adolescência. Há ainda aqueles que conseguiram ingressar na carreira desejada, mas se encontram completamente insatisfeitos com sua situação em determinado momento da vida. Mas o que aconteceu no meio do caminho?

Segundo especialistas em desenvolvimento de carreiras e psicólogos especializados em orientação vocacional, uma única palavra é capaz de alavancar ou atravancar esse processo: planejamento. “Planejar a carreira é essencial para estabelecer objetivos e metas e, consequentemente, chegar aonde se deseja. Mais que isso, é uma forma de firmar um pacto consigo mesmo em busca de um desenvolvimento pessoal e profissional”, observa o consultor empresarial Marcos Antônio Souza.

Recente pesquisa realizada pela Consultoria ETALENT comprova isso: foi constatado que 55% das pessoas que afirmam possuir um plano de carreira se sentem felizes ou muito felizes com suas vidas profissionais. Entre os profissionais que não têm um planejamento para suas carreiras, apenas 33% se declaram profissionalmente felizes. Por outro lado, 38% dos entrevistados que não possuem um plano de carreira se declaram pouco ou nada felizes com sua vida profissional. Este nível de insatisfação cai para 23% entre aqueles que contam com um plano de carreira estruturado. “O planejamento de carreira trás não só benefícios como a satisfação no trabalho, mas toda uma forma de enxergar, de forma positiva e estimulante, o seu caminho profissional”, completa.

Alguns passos

Para isso, ele diz ser importante esclarecer primeiro para si mesmo o que se aspira e o que se deseja na carreira profissional. “Para conseguir uma ideia clara sobre seu futuro, reflita sobre a questão, só assim será possível ter uma resposta significativa”, diz.

Existem três informações importantes que devem fazer parte de seu pensamento enquanto você tenta definir aonde estará daqui a cinco anos, por exemplo: quais são seus valores?; quais são seus objetivos?; o que está fazendo para chegar lá? “Esses pontos são essenciais para descobrir onde você quer estar, por isso considere refletir e anotar suas respostas para conseguir alguma conclusão”, orienta.

Foi exatamente o que fez Pablo Lúcio Barbosa, 26 anos. Recém-formado em Engenharia Química, ele diz ter traçado sua caminhada profissional quando ainda estava no ensino médio. “Sempre quis ingressar nessa área e à medida que estudava e confirmava essa aptidão, fui desenhando os passos que seguiria. Hoje, estou prestes a começar um estágio numa grande indústria em São Paulo e esse começo de carreira fazia parte do meu planejamento”, revela.

Marcos Antônio diz que o exemplo de Pablo é claro: independente de qual é o seu plano, é importante que todas as suas metas sejam específicas, mensuráveis e tenham uma data atrelada. “Metas e objetivos sem data continuarão a ser apenas sonhos e dificilmente vão sair do papel”, enfatiza.