Ataques de pânico fazem parte de um transtorno de ansiedade; saiba agir

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de novembro de 2019 às 17:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Leia isso quando sentir que seus ataques de pânico estão desgastando demais você

As pessoas geralmente entendem mal aqueles que sofrem ataques de pânico. 

Para muitos, é apenas medo, para outros, é um exagero. Mas não para aqueles que sofrem desconforto, medo e ansiedade em determinadas situações.

Falar em público, conversar com uma pessoa, estar em uma festa, viajar de avião ou fazer novos amigos não é exagero nem algo que eles podem controlar tão facilmente.

Explicar como se sente um ataque de pânico é complicado, já que todo mundo vive diferente. 

Basicamente, assim que você se encontra em uma situação que incomoda você, seu coração e seu cérebro começam a se preparar para uma maratona. A temperatura na sala começa a subir e o suor cai na testa.

Nesse ponto, não importa quantas respirações você respire, você sente que seus pulmões não estão cheios de ar, que seu peito se aperta e, por um momento, parece que seu coração vai explodir.

 Um bom dia se torna um pesadelo em questão de segundos, você fica paralisado e até desmorona.

Sim, é uma coisa cansativa, especialmente quando ninguém parece entender você ao seu redor. Mas ter um ataque de pânico não é o fim do mundo; Você não é louco e sempre pode melhorar.

É o que acontece, cientificamente falando: durante o início de um ataque de pânico, a resposta de luta ou fuga do seu corpo assume o controle e o sistema nervoso inicia. 

O hormônio adrenalina inunda a corrente sanguínea e coloca seu corpo em alerta máximo. Seu batimento cardíaco aumenta, enviando mais sangue aos músculos. 

Sua respiração se torna mais rápida e menos profunda, para que você possa tomar mais oxigênio. Seus sentidos se tornam mais aguçados. Todas essas mudanças ocorrem para preparar seu corpo para uma fuga rápida ou um confronto perigoso.

Qual é o melhor que você pode fazer? Nos próximos minutos, concentre-se em respirar mais fundo e mais devagar para recuperar o controle. 

Se essa técnica comum de relaxamento falhar, tente encontrar um objeto de foco para centralizar sua mente. 

Observe os pequenos detalhes sobre o objeto escolhido: a cor, a forma, o tamanho ou qual é o seu objetivo. Imagine uma história e foque nela. 

Isso ajudará a bloquear qualquer estímulo adicional do ambiente atual e facilitará a concentração na respiração. Quando você menos pensa, o pânico e a ansiedade que você sente desaparecerão.

Tome seu tempo. Você não precisa seguir o ritmo de ninguém, a não ser o seu. Poucas pessoas sabem o que significa passar por algo assim, portanto, não se deixe pressionar. Aceite que pode demorar um pouco para ajustar 

Você deve saber que a maneira como se sente durante um ataque não vai durar para sempre e que, quando estiver pronto para enfrentar seus medos, seguirá em frente com a vida. 

E nunca, nunca hesite em pedir ajuda e muito menos ter vergonha do que acontece. Não estás sozinha.


+ Comportamento