Assentados da Fazenda Boa Sorte já têm direito de deixar lotes para herdeiros

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de dezembro de 2017 às 06:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além da sucessão hereditária, cartilha trata da parceria agrícola para diversificar capacidade produtiva

Acaba de ser lançada a cartilha Política Agrária Paulista de Assentamento Rural. A publicação, criada pela Fundação Itesp, começou a ser entregue aos assentados atendidos pelo governo paulista.

No material está a explicação sobre as principais mudanças que ocorreram com a aprovação da Lei nº 16.115/2016, que atualizou a Lei nº 4.957/1985. Entre as alterações, está a possibilidade da sucessão hereditária do lote, beneficiará os assentados da Boa Sorte, em Restinga, região de Franca.

A lei aprovada em 2016 garante que o filho possa continuar as atividades no lote caso o titular da área, pai ou mãe, faleça. A fim de assegurar esse direito, a norma alterou o termo permissão de uso para concessão de uso.

O texto também trata da parceria agrícola, para ampliar e diversificar a capacidade produtiva do lote, autorizando que mais um membro da família, que resida no lote, possa tirar outra Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

A nova legislação permitiu ainda assentar as primeiras famílias em áreas públicas do Estado. Hoje, a instituição presta assistência técnica e extensão rural em 139 assentamentos onde vivem mais de 7,1 mil famílias.

A notícia da sucessão já foi alvo de reportagem do Jornal da Franca, no ano passado, quando o governador Geraldo Alckmin sancionou a lei. Confira: http://jornaldafranca.com.br/alckmin-autoriza-e-te…


+ Cotidiano