Assembleia Legislativa dará posse a deputados eleitos na próxima sexta

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de março de 2019 às 08:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Delegada Graciela assumirá o cargo pela primeira vez, após exercer mandatos como vereadora

Os 94 deputados estaduais eleitos em outubro de 2018 darão início aos seus mandatos na próxima sexta-feira (15/3), às 15h, no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo. 

Dois deputados representando Franca tomarão posse. Delegada Graciela (PR), que exercerá seu primeiro mandato de deputada estadual, após três legislaturas na Câmara de Franca, foi a mais votada na cidade, com mais de 50 mil votos. No total, ela obteve 63 mil votos. Roberto Engler (PSB) irá para seu oitavo mandato.

A cerimônia será iniciada às 15 horas com a posse e o juramento dos parlamentares após a leitura da mensagem do governador. Na ocasião, será realizada a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2021. O órgão é responsável pelos serviços administrativos e legislativos da Casa. 

Qualquer cidadão poderá acompanhar a cerimônia. Além de um telão, que será instalado no Hall Monumental, será feita a transmissão simultânea nos demais plenários do Poder Legislativo. 

Entenda por que a Alesp dá posse aos novos deputados em março

A maior parte do legislativo brasileiro, incluindo o Congresso Nacional, empossou os novos parlamentares no dia 1º/2, mas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo isso só ocorrerá no dia 15/3. Essa diferença tem origem histórica e jurídica e começa em 1969, quando os trabalhos dos poderes Executivo (presidente, governadores e prefeitos) e Legislativo seguiam o mesmo calendário. O período das legislaturas sofreu intensa variação. 

Em 1969, por uma emenda à Constituição estadual, a posse dos parlamentares na Alesp aconteceria a partir de 15/3. Foi a primeira vez que a data apareceu oficialmente, e a ideia era alinhar o início dos trabalhos com a posse dos chefes do Executivo, que naquele período também passou a ser no mesmo dia. 

Depois disso, novas emendas (em 1975, 1979 e 1982) alteraram essas datas, até que a Constituição estadual de 1989 veio com a previsão de que a posse dos deputados ocorreria em 1º/1, como acontece no Poder Executivo atualmente. 

A nova determinação causou polêmica e, ao julgar uma ação direta de inconstitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu uma liminar e suspendeu sua aplicação. Para resolver a questão, em 1996 outra emenda substituiu a data novamente por 15/3, e assim ficou definida a posse dos deputados paulistas.​


+ Política