As pessoas que vieram de uma família tóxica são as almas mais bonitas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de outubro de 2019 às 18:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Não podemos mudar o passado, mas depende de cada um a construção de um futuro melhor para nós

O passado parece nos perseguir de todas as maneiras possíveis. Consciente ou inconscientemente, seguimos um caminho predeterminado por nossos parentes. 

Se todos eles estivessem funcionais, isso não teria mais problemas. Mas precisamos mais do que nunca começar a questionar tudo ao nosso redor, incluindo o conceito que temos para a família. 

Se você perguntar à sociedade em geral, eles afirmarão que toda a família está perdoada. Não importa as ofensas, abusos ou níveis de toxicidade que contribuem para nossas vidas. Nosso dever como filhos é sempre perdoar.  

Mas isso nem sempre se aplica a todos os casos. Muitas vezes é necessário afastar parentes tóxicos, e não há nada de errado nisso. Às vezes, temos que ver a nossa saúde mental para sobreviver a um mundo que é difícil por si só.

No entanto, mesmo se estivermos o mais longe possível, o que é vivido com eles já faz parte de nós e não é algo que possamos retornar. Toda dor, trauma e ferida define parte de nossa personalidade e não podemos desaparecer.

Ainda todo esse sofrimento pode se tornar aprendizado. Não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o nosso futuro. Quanto mais nos reconciliarmos com os erros dos outros ou com os nossos, melhor seremos. 

Aqueles que aprenderam isso são as almas mais bonitas. O primeiro contato que temos é com nossa família e, se são esses que nos machucam, é difícil curar.

Obviamente, não é impossível alcançar a estabilidade mental e, uma vez alcançada, há mais força do que nunca. 


+ Comportamento