‘As histórias por trás das Cavalhadas’ é o tema de live deste sábado, 22

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 21 de agosto de 2020 às 19:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Penúltimo encontro da série será transmitido às 10h, com a participação da historiadora Esther Rapoport

​O projeto “Caminhos do Divino” (www.caminhosdodivino.com.br) promove neste sábado (22), às 10h, a penúltima live “As histórias por trás das Cavalhadas”, com a historiadora Esther Rapoport. 

O bate-papo, transmitido no Facebook faz parte da exposição virtual sobre a Festa do Divino em São Luiz do Paraitinga (SP).

O projeto foi lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e realizado pelo projeto Festas Populares Brasileiras,

“As lives aprofundaram o diálogo e o conhecimento sobre temas específicos e relevantes da nossa cultura e história”. 

“É uma oportunidade de trocar ideias com historiadores, teóloga, festeiros, produtores culturais, devotos e músicos e, o melhor de tudo, é que os bate-papos ficam disponíveis na rede social”, diz a produtora executiva Vandreza Freiria, que faz a moderação dos encontros.

Neste sábado (22), às 10h, na penúltima live da programação, a fotógrafa e autora do projeto Andrea Goldschmidt conversa com a historiadora Esther Rapoport, direto da Alemanha, sobre “As histórias por trás das Cavalhadas”. 

Graduada em História pela USP (Universidade de São Paulo), Esther tem uma ampla trajetória voltada ao turismo historiográfico, com viagens pelo mundo, consultorias e palestras sobre os mais variados destinos do planeta.

A manifestação cultural das Cavalhadas acontece em várias cidades do Brasil, sempre com dois grupos de cavaleiros representando os cristãos (vestidos de azul) e os mouros (vestidos de vermelho) numa batalha épica, que encena a expulsão dos mouros da Península Ibérica.

“No bate-papo vamos falar sobre os fatos históricos que corroboram ou negam a lenda que deu origem à Cavalhada, e também mostrar imagens da encenação em São Luiz do Paraitinga, durante a Festa do Divino, que acontece há 215 anos, e estão disponíveis no site www.caminhosdodivino.com.br no ícone da ‘Cavalhada’, explica Andrea.

A série de oito lives chega ao fim no próximo sábado, dia 29 de agosto, com o tema “Caminhos do Divino: história e resultados”.

A exposição​

“Caminhos do Divino” (www.caminhosdodivino.com.br) é uma exposição virtual interativa que pode ser acessada pelo computador, celular ou tablet. 

O webdocumentário, produzido pela fotógrafa Andrea Goldschmidt e premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), é uma obra de arte que retrata as diversas manifestações, danças, músicas, gastronomia, fé, tradição e religiosidade da Festa do Divino em São Luiz do Paraitinga (SP).

Durante a visita, cada internauta pode escolher os caminhos que deseja percorrer, conforme os aspectos que mais o interessam, nas perspectivas da Fé, do Conhecimento e do Turismo. 

O ponto de partida é o mapa da cidade com oito ícones que representam a festa: a Igreja, o Império, o Afogado, a Cavalhada, a Congada, a Praça, a Procissão de Pentecostes e a Folia.

Em cada um desses lugares, diferentes mídias são disponibilizadas (fotos, vídeos, realidade virtual com imagens 360 graus e animações em realidade aumentada) oferecendo uma experiência personalizada. E o visitante ainda encontra algumas surpresas nesse caminho de descobertas.

https://www.facebook.com/caminhosdodivinoexpo/


+ Cultura