Arruda: benefícios da planta e de seu chá e os males que podem provocar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de outubro de 2019 às 15:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A arruda tem efeito anti-inflamatório e contraceptivo, mas a alta dosagem da planta ou chá pode ser perigosa

arruda, cientificamente chamada de Ruta graveolens, é uma planta da família das Rutáceas cultivada em diversas partes do mundo. 

arruda é indicada na medicina popular para impulsionar a menstruação e promover o aborto. 

Esses efeitos se devem à sua capacidade de causar fortes contrações uterinas, que podem provocar hemorragias, e, em altas concentrações, até a morte da mulher. 

Entretanto, em pequenas proporções e usada de outras formas, a arruda pode apresentar propriedades benéficas.

Para que serve a arruda?

Herbicida natural

Um estudo publicado pela revista Elsevier mostrou que a arruda tem potencial para ser utilizada como um herbicida natural. 

Um herbicida é uma substância que tem a propriedade de inibir o crescimento de outras plantas. 

Na agricultura, por exemplo, às vezes é necessário impedir o crescimento de outras plantas para que o cultivo do qual desejamos usufruir os benefícios se desenvolva. 

O problema é que os herbicidas sintéticos convencionais, como o glifosato, podem ser fatais não apenas para outras plantas, mas também para humanos e animais.  

Nesse sentido, o extrato da arruda pode ser uma opção natural e menos prejudicial de herbicida. Entretanto, para afirmar com certeza que a arruda é eficaz e menos prejudicial à saúde humana e do meio ambiente, são necessários mais estudos.

Fungicida

Um estudo publicado pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry avaliou o potencial fungicida do extrato das folhas de arruda

A pesquisa concluiu que alguns compostos presentes no extrato da folha de arruda apresentaram atividades antifúngicas contra algumas espécies de fungos, como ColletotrichumC. acutatumFusarium oxysporumBotrytis cinerea e Phomopsis.

Efeitos anti-inflamatórios

Revista Africana de Biotecnologia publicou um estudo em que foram testados os efeitos anti-inflamatórios de extratos de arruda

A análise testou em ratos e comparou os efeitos da arruda com os efeitos de uma droga anti-inflamatória conhecida, o Voveran. 

De acordo com o estudo, a administração de 50 mg de extrato metanólico de arruda por quilo corporal proporcionou efeitos anti-inflamatórios mais significativos do que a administração de Voveran.

Entretanto, vale ressaltar que o estudo foi feito com ratos e ingerir arruda de maneira caseira sem saber as concentrações seguras pode ser uma má ideia.

Outro estudo publicado pela revista Science Direct mostrou que o extrato de arruda tem a capacidade de frear a produção de óxido nítrico e prostaglandinas, substâncias pró-inflamatórias.

Isso significa que esse segundo estudo também concluiu que a arruda possui efeitos inibitórios de inflamação.

Atividade antimicrobiana

Um estudo publicado pela revista Elsevier mostrou que o extrato de arruda apresenta efeitos antimicrobianos contra as bactérias Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Listeria monocytogenes e Bacillus subtilis.

Efeitos contraceptivos

Uma pesquisa publicada pela revista Thieme chegou à conclusão de que o extrato de arruda apresenta atividade contraceptiva significativa, pelo menos em ratos.

Cobaias de ratos que ingeriram de extratos de arruda de um a dez dias após o coito mostraram que a planta é capaz de atuar como um contraceptivo no início da gestação.

Propriedades antitumorais

Um estudo publicado pelo Asian Pacific Journal of Cancer Prevention chegou à conclusão de que o extrato de arruda diminuiu determinados tipos de células tumorais de animais cobaias, alongando o seu tempo de vida.

Chá de arruda

Popularmente, o chá de arruda tem sido usado para fazer descer a menstruação, acalmar e até mesmo promover o aborto.

Neste último caso, o chá de arruda é muitas vezes misturado com pinga

Entretanto, além da prática do aborto ser proibida no Brasil, a ingestão de chá de arruda com pinga, dependendo da proporção, pode ser perigosa para a saúde da mulher, já que pode provocar hemorragia intensa.