Argentinos fazem fila por vacina de febre amarela antes de viajar ao Brasil

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de janeiro de 2018 às 01:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo queixas, falta habilitação de mais locais públicos para aplicação da vacina no país

Centenas de pessoas voltaram neste último sábado, 20 de janeiro, a formar longas filas em centros de saúde de Buenos Aires e nos arredores para se vacinar contra a febre amarela antes de viajar para o Brasil. A informação foi divulgada pela agência de notícias espanhola EFE.

O Hospital Posadas, em Palomar, era um dos locais onde havia cerca de mil pessoas em busca da vacina. No entanto, segundo informaram fontes do hospital à agência estatal Télam, só tomaram a vacina aproximadamente 300 pessoas.

Os cidadãos se queixam de que muitos centros privados e públicos de Buenos Aires e outras localidades da província homônima não contam com doses.

Isto ocorre porque, nos últimos dias, centenas de pessoas procuraram a vacina alertadas pelo surto de febre amarela que afeta o Brasil.

Na última sexta-feira, 19 de janeiro, dezenas de viajantes argentinos compareceram a centros públicos da cidade para receber, por ordem de chegada, uma senha para tomar a vacina, já que a quantidade de dose aplicada diariamente é limitada.

Isto provocou a formação de longas filas nas quais os cidadãos tiveram que esperar entre três e seis horas para se imunizar, levando em conta que a vacina deve ser aplicada com pelo menos dez dias antes da viagem, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Várias pessoas consultadas pela agência EFE em um dos centros públicos com mais vacinas (por volta 700) lamentaram a falta de habilitação de mais locais públicos. Os centros privados também a aplicam as doses, mas cobram 500 pesos (US$ 26) e não têm cobertura do seguro-saúde.

Por causa das queixas pelas longas esperas, o Ministério de Saúde argentino informou às linhas aéreas que operam para o Brasil que não é necessário que os viajantes apresentem um certificado de vacinação para entrar no país.


+ Saúde