Aprenda deliciosas e fáceis receitas de brigadeiro de diferentes sabores

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de dezembro de 2016 às 13:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nos últimos tempos, em que tudo é gourmet, o brigadeiro também se tornou requintado e especial

​Qual é o doce que todo mundo gosta, não pode faltar nas festas de aniversário, batizado e casamento e supre aquela vontadezinha que surge de doce no meio do dia como nenhum outro?

Não é difícil a resposta: brigadeiro, oras!

Nos últimos tempos, em que tudo é gourmet, o brigadeiro também se tornou requintado. Deixou de ser feito com chocolate em pó e margarina e as receitas se transformaram, dependendo da criatividade e dos ingredientes à disposição. Servem inclusive, como ótimas opções de presente, sendo colocados em embalagens charmosas e diferenciadas. Que tal então aprender algumas receitas diferentes e deliciosas?

BRIGADEIRO DE MARACUJÁ

Rendimento: 18 unidades

Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 gema

3 colheres (sopa) de leite

3 colheres (sopa) de suco da polpa do maracujá coado

100 g de chocolate branco ralado (para enrolar)

sementes de maracujá (para decorar)

Modo de fazer Leve todos os ingredientes ao fogo brando, sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela. Só acrescente o suco de maracujá no final. Depois de pronto, passe a massa do brigadeiro para um recipiente e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos ligeiramente molhadas em água gelada, passe pelo chocolate ralado e acomode em forminhas. Decore com as sementes do maracujá sobre o docinho.

BRIGADEIRO DE PAÇOCA

Rendimento: 18 unidades

Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 gema

3 colheres (sopa) de leite

10 g de chocolate em pó

100 g de chocolate meio amargo ralado

100 g de paçoca triturada (para enrolar)

Modo de fazer Leve todos os ingredientes ao fogo brando, sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela. Depois de dar o ponto, passe o brigadeiro para um recipiente e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos ligeiramente molhadas em água gelada, passe pela farofa de paçoca e acomode em forminhas.

BRIGADEIRO DE CAPPUCCINO

Rendimento: 18 unidades

Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 gema

½ lata (a mesma medida do leite condensado) de café bem forte

50 g de cacau em pó (misturar ao café)

100 g de chocolate amargo ralado (para enrolar)

Modo de fazer Leve todos os ingredientes ao fogo brando, sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela. Depois de pronto, passe a massa do brigadeiro para um recipiente e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos ligeiramente molhadas em água gelada, em seguida passe pelo chocolate ralado e acomode em forminhas.

BRIGADEIRO MEIO AMARGO

Rendimento: 18 unidades

Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 gema

100 g de chocolate amargo ralado

100 g de cacau em pó

100 g de chocolate amargo ralado (para enrolar)

Modo de fazer Leve todos os ingredientes ao fogo brando, sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela. Passe a massa pronta do brigadeiro para um recipiente e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos ligeiramente molhadas em água gelada, passe pelo chocolate amargo ralado e acomode em forminhas.

Dicas de doceira

– Evite usar achocolatados, pois contêm muito açúcar. Prefira chocolate em pó ou, para as versões mais amargas, cacau em pó, à venda em lojas de produtos naturais.

– Mexa a mistura sempre em fogo baixo, para que não grude no fundo da panela. Os modelos de ferro com acabamento esmaltado são as minhas preferidas.

– Desligue o fogo quando surgirem as primeiras bolhas: ao virar a panela, o brigadeiro desgruda levemente. Não espere que ele solte totalmente do fundo, a ponto de deixar a panela limpa, como as pessoas estão acostumadas a fazer. O brigadeiro acaba ficando mais duro, com textura puxa-puxa.

– Para o brigadeiro de colher, o ponto é o mesmo, basta desligar a panela e adicionar creme de leite.

– Invente novidades para as coberturas. Além de todas as castanhas, pistache, amêndoas e nozes, gosto de misturar ingredientes típicos da culinária brasileira, como coco, farofa de amendoim (paçoca), cascas de frutas (limão, laranja), sementes de frutas (maracujá)…


+ Gastronomia