Aprenda como gelar garrafas e latinhas em apenas três minutos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de dezembro de 2015 às 11:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com um truque simples, mas eficiente, você garante bebida gelada e não tem dor de cabeça no ano novo

​Um dos itens primordiais para uma festa de sucesso sempre foi bebida gelada. Não adianta o ambiente estar lindo, a comida deliciosa e a música agradável, se a cerveja e os refrigerantes não estiverem gelados.

Para não sofrer com esse problema na festa de ano novo, o Jornal da Franca traz uma dica imperdível para gelar garrafas e latinhas em apenas três minutos. É isso mesmo! Com esse truque você nunca mais irá passar por apuros no momento de deixar as bebidas na temperatura ideal para o consumo.

Para isso, você irá precisar de um recipiente com gelo e uma xícara de chá de sal de cozinha. Coloque o sal dentro do recipente e em seguida, mergulhe a bebida quente. Aguarde mais um ou menos três minutos e ela estará gelada, com temperatura aproximada de 5oC.

Isso acontece por que o sal  em contato com a água, tende a se dissolver – mesmo se a água estiver em sua forma sólida como gelo.

E essa dissolução é um processo endotérmico, ou seja, exige uma quantidade de energia para se concretizar. Em contato direto com o gelo, o sal não tem outra opção: puxa calor das pedras, que ficam ainda mais frias e gelam a bebida mais rapidamente.

Ao invés do sal, você também pode usar o álcool, que tem efeito semelhante. 


+ Ciência