Após Workshop sobre Leis de Incentivo, Franca terá Conselho do Esporte

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de março de 2017 às 05:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

União em prol do Esporte é fundamental neste momento!

No dia 15 de março foi realizado o Workshop no auditório da ACIF que teve as presenças de José Cândido Muricy, Diretor Geral da Lei de Incentivo Federal, e de Marcelo Rezende (co-autor da Lei de Incentivo Estadual).

Auditório lotado, 30 cidades representadas por secretários municipais, entidades esportivas, representantes dos legislativos municipal, estadual e federal. Ao final, a conclusão a que chegamos é de que é preciso unir forças, organizar em conjunto o esporte na cidade, tornando mais factível a obtenção de recursos de outras fontes para o desenvolvimento das atividades esportivas. Fazer como disse Cervantes em Don Quixote: Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade.

Temos presenciado a dificuldade vivenciada pelas entidades do Terceiro Setor, em especial as do esporte, em adaptar-se as novas regras da Lei n. 13.019/2014, agora em vigor para os municípios, e também do próprio Município, para realizar os chamamentos públicos de acordo com essa nova, rigorosa e abrangente diretriz. As entidades esportivas da cidade preenchem lacunas e em parceira com o Município otimizam a prática esportiva. São fundamentais e estão em sintonia com o movimento nacional de, digamos, Parceria Público Privada que hoje busca, por exemplo, transferir à iniciativa privada a gestão de parques ou instalações públicas, o que é comum fora do país.

O momento vivenciado em Franca é muito propício para a Criação de um Conselho Municipal do Esporte, caminho já percorrido por muitas cidades. Em linhas gerais, um Conselho atua para fomentar e auxiliar no exercício da política pública de esporte no Município. Normalmente é criado por lei, o que o legitima mais. Sua composição, como órgão paritário entre a sociedade civil e o Poder Público varia bastante de uma cidade para outra adequando-se a realidade local. Para a cidade de Franca – dando quem sabe um pontapé inicial – sugeriríamos a seguinte composição:

1- Presidente da FEAC;

2- Diretor da Divisão de Esportes;

3- Secretário de Educação;

4- Representantes do Legislativo;

5- Representantes das entidades esportivas (associações civis sem fins lucrativos);

6- Representantes de clubes esportivos;

7- Representantes das associações comerciais e da indústria.

Vamos criar um Conselho Municipal do Esporte!!!

Notas rápidas: o veteraníssimo Roger Federer mostrou que vencer o Grand Slam Austrália Open não foi apenas um sonho de verão, conquistou na semana passada o 1º Master 1000 do ano – Indian Wells.

Dá-lhe Federer!


+ Esportes