Após três feriados em dia de sábado, folga desta semana é a última antes do Natal

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de novembro de 2019 às 13:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Feriado de 15 de novembro, que cai nesta sexta-feira, celebra a proclamação da República

​Nesta sexta-feira, 15 de novembro, será feriadão no Brasil. A folga da sexta-feira, em comemoração pela Proclamação da República, é o último feriado prolongado antes do Natal.

Os últimos três feriados caíram em dias de sábado: 7 de setembro, Dia da Independência, 12 de Outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e 2 de novembro, Dia de Finados.

Este ano, o Natal, 25 de dezembro, cairá numa quarta-feira. O Réveillon ocorre uma semana depois, na virada de 31 de dezembro, uma terça, para 1º de janeiro, quarta-feira.

Em Franca, todavia, ainda há feriados municipais. O dia 20 de novembro, celebração da Consciência Negra, será comemorado numa quarta-feira.

O aniversário de Franca, no dia 28 de novembro, será comemorado numa quinta-feira. Pode ser que o poder público decrete o emendão, mas o setor privado deverá trabalhar normalmente.

Depois, Franca tem outro feriado municipal, desta feita no dia 8 de dezembro, quando a cidade celebra o Dia da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, mas que também vai cair num domingo.

Proclamação da República

O feriado de sexta relembra a data em que o marechal Deodoro da Fonseca destituiu o gabinete de governo liderado pelo Visconde de Ouro Preto. 

Foi o início da sequência de acontecimentos que levou à deposição de dom Pedro II e da família imperial e, em consequência, a instalação da República no Brasil. 

Era 15 de novembro de 1889. Deodoro acabou assumindo o governo como primeiro presidente da República. O Brasil era, naquela época, a única monarquia da América do Sul.


+ Cotidiano