Após jogaço contra Bauru, Léo Meindl, de Franca, vai para Seleção da Semana

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 06:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ala anotou 25 pontos no clássico contra Bauru e foi escolhido como um dos melhores da semana

A terceira semana do NBB 2017/2018 pegou fogo. Por conta dos jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo, a competição nacional teve apenas sete jogos entre os dias 27/11 e 02/12. Mas isso não quer dizer que a emoção foi menor. Pelo contrário, as partidas foram para lá de emocionantes.

Na divulgação dos seis atletas escolhidos para integrar a Seleção da Semana há um francano na lista: o ala Léo Meindl. E com merecimento, pois o atleta foi o grande destaque francano na vitória no clássico do último sábado. Acompanhe a seleção:

1 – Léo Meindl (Sesi/Franca Basquete) – Dono da Bola

Marcou 25 pontos, seis rebotes, quatro assistências e 27 de eficiência na vitória do Franca sobre Bauru. Recorde pessoal igualado, atuação de gala no último quarto e virada sobre o atual campeão. Assim pode ser definido o desempenho de Léo Meindl na única partida do Franca nesta semana. Diante do Bauru Basket, a equipe do técnico Helinho Garcia contou com grande participação do camisa 23 para vencer os rivais por 87 a 83.

Depois de marcar apenas nos dois pontos no primeiro tempo, Léo liderou a reação francana e marcou 23 pontos na segunda metade da partida. Só no último quarto, o ala de 24 anos marcou 13 pontos, com apenas um arremesso de quadra errado. No final das contas, o jogador igualou seu recorde pessoal no NBB, com 25 pontos anotados e ainda pegou seis rebotes e deu quatro assistências para totalizar 27 de eficiência.

2 – Gegê (Minas Tênis Clube)

Marcou 14 pontos, seis rebotes, seis assistências e a bola da vitória do Minas sobre o Caxias. A semana do armador se resume a uma das atuações mais decisivas da temporada até o momento, diante do Caxias Basquete, no único jogo de sua equipe na semana. Com quatro segundos para o fim do último período, Gegê recebeu a bola no fundo de quadra e sofreu falta no ato do arremesso. Sem titubear, o armador acertou os três lances livres e levou o jogo para a prorrogação.

Já no tempo extra, restando 23 segundos para o fim, o time gaúcho vencia por um ponto (84 a 83) e Gegê chamou a responsabilidade. Após assistência de Roquemore, o camisa 19 converteu arremesso de três pontos e deu números finais ao jogo (86 a 84). Herói da vitória mineira, Gegê totalizou 14 pontos e ainda somou seis assistências e seis rebotes.

3 – Marquinhos (Flamengo)

Médias na semana: 16 pontos,

A semana de Marquinhos foi de duas vitórias com atuações importantes. Diante do Banrisul/Caxias Basquete, o ala foi marcou 15 pontos e foi o segundo cestinha do Flamengo, em apenas 19 minutos de ação. Para isso, o jogador teve bom aproveitamento nos arremessos de quadra (5/9).

Já na partida diante do AABJ/Joinvile, o camisa 11 foi ainda melhor. Com direito a três enterradas, Marquinhos teve 7/10 nos arremessos de dois pontos e foi o maior pontuador do time rubro-negro, com 17 pontos. Além disso, ainda contribuiu com sete rebotes, quatro assistências e duas bolas recuperadas.

4 – Wesley (Minas Tênis Clube)

Marcou 20 pontos (3/3 nos três pontos, 4/7 nos dois pontos e 3/4 nos lances livres) na vitória do Minas sobre Caxias. Como bom mineiro que é, Wesley vem “comendo pelas beiradas” neste início de NBB CAIXA. Tanto é que o pivô de 22 anos foi o cestinha da vitória do Minas sobre o Caxias Basquete, com 20 pontos. Nos arremessos de três pontos, o jogador teve 100% de aproveitamento (3/3) e nas bolas de dois pontos foram quatro acertos em sete tentativas (57%).

Em meio ao ótimo início de temporada do Minas, Wesley vem colecionando grandes atuações e é o terceiro cestinha da equipe, com média de 14,4 pontos por jogo. À frente do jovem atleta, que disputou três edições da LDB pelo Pinheiros, estão apenas Roquemore e Jefferson, mas por bem pouco, já que ambos possuem média de 14,6 pontos por partida.

5 – JP Batista (Flamengo)

Médias na semana: 13,5 pontos, 7,5 rebotes e 92,3% de aproveitamento nos arremessos de quadra. JP Batista segue forte na briga pelo posto de jogador mais eficiente da temporada e teve mais duas grandes duas atuações nas vitórias do Flamengo sobre Caxias e Joinville. Contra os gaúchos, o pivô errou apenas um lance livre e foi o cestinha rubro-negro, com 16 pontos. Já diante dos catarinenses, o experiente jogador precisou apenas de 15 minutos para somar 11 pontos e oito rebotes.

Em sua terceira temporada no clube da Gávea, JP Batista vem se mostrando ainda mais à vontade e hoje é um dos principais destaques deste início de NBB CAIXA. O pivô, de 36 anos, é o segundo cestinha do Flamengo (16,3 pontos por jogo) e lidera a equipe em rebotes (9,5) e assistências (3,8).

6º Homem – Osvaldas Matulionis (Bauru Basket)

Marcou 14 pontos (4/7 nas bolas de três pontos) em sua primeira partida no NBB. A estreia do primeiro lituano a atuar nas quadras do NBB foi impactante. Apesar da derrota do Bauru no Pedrocão, o jogador deixou um bom “cartão de visitas”. Carregando nas costas o número 13 e o nome “Osvaldo”, como prefere ser chamado no Brasil, o lituano entrou em quadra no final do primeiro quarto e seu primeiro toque na bola já se transformou em uma bola de 3 pontos – sua principal característica.

No final das contas, Osvaldas foi o cestinha da equipe ao lado de Alex Garcia, com 14 pontos (4/7 nas bolas de 3 pontos), em apenas 23 minutos em quadra. Seu auge foi no último quarto, em que marcou nove pontos. Além disso, o jogador roubou uma bola e deu um lindo toco no pivô Rafael Mineiro ainda no primeiro tempo.


+ Basquete