APCD-Franca reinaugura sede e faz convênio com o SUS para atender população

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de outubro de 2018 às 12:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

São 8 clínicas onde os cirurgiões-dentistas poderão atender a população e ter aulas práticas

Presidente da APCD-Franca, Márcio Martins Latorraca, discursando na abertura do evento (Foto: Divulgação)

No dia 24 de outubro, a APCD-Franca (Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas) realizou a reinauguração de sua sede localizada à Rua Dr. Júlio Cardoso, 2060, no Centro e a posse de sua nova diretoria.

O evento trouxe muitas novidades aos profissionais de odontologia, bem como, a população, pois após a entidade investir R$ 500 mil na modernização do seu prédio, tecnologia e clínica seus serviços poderão ser ampliados tanto para os dentistas quanto para os pacientes carentes.

Estrutura

A reforma demorou dois anos para ser concluída devidos os ajustes e mudanças que precisaram ser feitos no projeto. A clínica odontológica está dentro das normas de Vigilância Sanitária e de acesso as pessoas com deficiência. Situada no térreo com rampa, portas largas e ambiente espaçoso. São 8 clínicas onde os cirurgiões-dentistas poderão atender a população e ter aulas práticas dos cursos que serão realizados. A nova diretoria homenageou dois importantes profissionais de Franca batizando a clínica com seus nomes: Jales Amâncio de Castro e Dr. Alfredo Pereira Ribeiro (in memoria).

A nova clínica poderá atender até 8 pessoas ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)

“As instalações estão irretocáveis dentro de uma condição simples, objetiva, confortável, atualizada, ou seja, perfeita sob todos os aspectos que a odontologia de Franca merece. Esse é o resultado de uma diretoria eficiente, eficaz, trabalhadora e muito unida. A realização de um sonho chamado APCD-Franca. Me sinto lisonjeado com tamanha homenagem, uma vez que não me sinto merecedor. Acredito que tenha colegas com muito mais tempo e trabalho dentro da entidade que também merecia. Mas agradeço imensamente e aceito com todo carinho a lembrança de meus colegas”, diz emocionado, Jairo Amâncio de Castro.

Outro homenageado foi Jairo Correa nomeando o anfiteatro que comporta 80 pessoas bem acomodadas. “Com a criação do Centro Odontológico e depois a APCD Regional a entidade tem trabalhado pelo bem-estar físico, mental e social da comunidade francana. Nunca se esquecendo de exercer um profissionalismo de alto nível e de agrupar os dentistas de Franca e região em defesa dos cirurgiões-dentistas e da população mais pobre. Hoje vemos a evolução crescente e sublime da entidade. Todos nos sentimos honrados de termos uma sede neste padrão elevado para melhor relacionamento com a população ávida de um serviço de qualidade”, avalia.

A nova diretoria gestão até 2020 - Adelmo Peixoto Dias (membro do Conselho Fiscal), Danilo Caires Ribeiro (Conselho Deliberativo), Vanderley Silveira Ferreira (tesoureiro geral), Márcio Martins Latorraca (presidente), Rodrigo Peixe Del Biando (2º vice-presidente), Anderson Paim Rosa 1ª vice-presidente), Márcio Antônio Naves (membro do Conselho Fiscal)

“Esta reforma foi devido à falta de acessibilidade as pessoas com deficiência aos consultórios dos nossos associados que não tem elevador e nem rampa de acesso as clínicas. Depois de muita conversa com promotores do Ministério Público encontramos nesta reforma a solução adequada. Assim, nossos associados quando forem atender algum paciente com problema de mobilidade poderá utilizar nossa clínica. Com isso beneficiamos os pacientes e os profissionais”, explica o presidente da APCD-Franca, Márcio Martins Latorraca.

A satisfação era evidente nos rostos dos presentes. “A primeira imagem que tenho é de continuidade da matéria e do espirito. A semente lançada pelos antigos cirurgiões-dentistas com a construção da sede em 1974, a qual eu coordenei, serve de inspiração e desperta o desejo de seguimento para os novos profissionais”, avalia Dahul Pelizaro, que foi presidente da entidade por quatro gestões seguidas, até concluir a inauguração da sede.

SUS

Outra boa novidade aos francanos é que a Associação está fazendo uma parceria com o SUS (Sistema Único de Saúde) para atender a população de baixa renda. “Não seremos concorrentes dos dentistas, pois atenderemos pacientes que não tem acesso a saúde bucal por falta de dinheiro. Por meio deste convenio contribuiremos com nossa sociedade e com a ampliação do conhecimento de nossos associados”, acrescenta Latorraca.

Faculdade

A inovação não para por aqui. A APCD-Franca será uma das unidades da FAOA (Faculdade de Odontologia da APCD). Além dos cursos de extensão, serão ministrados os de especialização. Os cirurgiões-dentistas não precisarão viajar para outras cidades em busca de conhecimento. Na entidade ele terá seu aperfeiçoamento profissional, ética, técnicas modernas, relacionamento e respeito.

” A APCD está com novo formato em sua área científica para as regionais darem curso de pós-graduação, dentro do quesito exigido pelo Ministério da Educação. Daremos todo o suporte necessário. E a diretoria da APCD-Franca está de parabéns, considero perfeitas as novas instalações e certamente esta será uma futura unidade da FAOA“, conclui o presidente do Conselho das Regionais da APCD, Juscelino Kojima.


+ Saúde