APAS e Banco Central pedem troco em moedas para supermercados

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de novembro de 2017 às 09:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Associação Paulista de Supermercados recorreu ao BC para estimular a circulação de moedas pelos clientes

No mês de agosto, o Banco Central começou uma campanha para alertar a população sobre a importância da circulação de moedas. Essa simples atitude pode aumentar a oferta de numerário, facilitando o troco e reduzindo os gastos públicos.

A ação é apoiada pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), após audiência com o BC solicitando ajuda para resolver esse tipo de problema apresentado de forma recorrente por vários estabelecimentos de dodo o Estado. Outro órgão que participa da campanha é a ABRAS(Associação Brasileira de Supermercados.

Segundo dados do Banco Central, o conjunto das moedas entesouradas representa cerca de 35% do total. Se foram consideradas quase 25 bilhões de moedas de Real, emitidas desde 1994, chega-se ao número estimado de 8,7 bilhões de moedas entesouradas, o que corresponde aproximadamente a R$ 1,4 bilhão.

Contudo, cada vez mais as moedas em circulação vêm diminuindo, e nem mesmo ações individuais das lojas ou dos bancos conseguem abastecer o comércio com a quantidade necessária para a demanda de troco.


+ Economia