APAE Franca promoverá Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual

  • Entre linhas
  • Publicado em 16 de agosto de 2018 às 11:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento que começa na próxima terça, 21, contará com palestras com renomados profissionais

Na semana do dia 21 ao dia 28 de agosto, o país comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com a intenção de abrir debates e colocar a sociedade em reflexão sobre o dever da igualdade para inclusão.

Há 63 anos foi aberta a primeira APAE no Brasil, como resultado do protagonismo das famílias das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que identificaram a ausência de Políticas Públicas para esses cidadãos, em todo o país. Desde então, inúmeras bandeiras foram levantadas e conquistadas.

Em 2017, foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla entre os dias 21 e 28 de agosto.

O tema em comemoração, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla será “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, com intuito de ressaltar a importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das APAEs.

Neste caso, em comemoração, a APAE-Franca proporcionará um dia de palestras com profissionais renomados para a abordagem do tema.

Dia: 22 de Agosto de 2018 l Quarta-feira

Local: Auditório Márcio Bagueira Leal – SENAI Franca – Av. Presidente Vargas, 2500, Cidade Nova.


Palestras

Tema: Uso de medicamentos, sua importância e intervenção no comportamento.

Com a Dra. Manuela do Val Rocha l Graduada em medicina pela PUCCamp, com residência médica em Psiquiatria Geral e em Psiquiatria da Infância e Adolescência ambos na USP – Ribeirão Preto; Especialista na Área de Psiquiatria Geral pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP/APM). É especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP/APM). Possui mestrado em andamento em Autismo, pela USP (RP).

Tema: Autogestão e Autodefensoria

Com Moira Sampaio Rocha l Terapeuta Ocupacional Especialista em Educação Especial e Especialista em Tecnologia Assistiva, com 30 anos de atuação no Movimento Apaeano.

É autora do Manual de Formação de Autodefensores intitulado “Nada sobre nós, sem nós”, que é o primeiro livro sobre autodefensoria publicado no Brasil.

É mãe de uma adulta com Transtorno do Déficit de Atenção.

Tema: Agitação Psicomotora: A ponta do Iceberg

Com Carolina Magro de Santana Braga l Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto. Neuropsicóloga pelo Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde – São José do Rio Preto. Possui certificação clínica Autism Diagnostic Observational Schedule (ADOS-2).

Tema: Transtornos de aprendizagem do diagnóstico, sinais e sintomas à intervenções eficazes

Com Dr. Clay Brites l Pediatra e Neurologista Infantil, doutorando em Ciências Médicas – UNICAMP, integrante do DISAPRE-UNICAMP e cofundador e speaker do Instituto NeuroSaber.

Além das palestras teremos a apresentação de música dos jovens do Projeto Portal da APAE-Franca e a exposição de trabalhos e artesanatos produzidos pelos jovens dos projetos de Serviço Socioassistencial e programas da Escola de Educação Especial João Maria Vianney, ambos mantidos pela APAE-Franca.


+ Cotidiano