APAE Batatais participa do 10º Concurso Moda Inclusiva e leva 14 pessoas

  • Entre linhas
  • Publicado em 22 de junho de 2018 às 18:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento incentiva estudantes de cursos técnicos, universitários e profissionais a produzir looks funcionais

A APAE Batatais participou nesta quarta-feira, 20, do desfile do 10º Concurso de Moda Inclusiva, que teve como modelos dos trajes apresentados em outras edições, 14 pessoas atendidas pela entidade nas áreas de assistência social, educação e saúde.

O Concurso Moda Inclusiva é promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo incentivar estudantes de cursos técnicos, universitários e profissionais das áreas de moda e saúde a produzir looks funcionais.

Segundo Gabriela Sanches, integrante da equipe Moda Inclusiva, o foco do concurso está no desenvolvimento de futuros agentes modificadores do atual mercado da moda. “Queremos incentivar alunos e pessoas no início da carreira a pensar sobre como criar roupas mais inclusivas, confortáveis e que atendam a todos de uma forma mais igualitária”, afirmou.

Entre os desafios apontados por Gabriela, está a conscientização de grandes marcas sobre a importância da inclusão. “As marcas precisam entender que não basta fazer uma coleção exclusiva ou uma arara específica. O que buscamos é mostrar que pequenas adaptações tornam as peças acessíveis a todos”, explicou a integrante.

Para Letícia Malachias, terapeuta ocupacional da APAE Batatais – que também apresentou um look de sua autoria durante o evento – a participação dos atendidos pela instituição, no desfile, reforçou a importância e representatividade que as pessoas com deficiência têm na sociedade e no mercado. “Quando falamos de moda, estamos falando de estilo, personalidade e autoestima. Incentivar a criação de uma moda mais inclusiva empodera essas pessoas e democratiza a participação social”, concluiu.

A fase realizada em Batatais teve como ganhadora a estilista Jaqueline Garcia, de Ribeirão Preto, que participará do concurso internacional que será realizado no mês de dezembro, em São Paulo.


+ Cidades