Anvisa aprova genérico para tratamento do câncer de próstata no Brasil

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 03:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O medicamento genérico é inédito no Brasil e pode reduzir os altos custos do tratamento da doença

Pacientes que lutam contra o câncer de próstata podem contar com mais uma alternativa no tratamento. No último mês de novembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou o registro do medicamento genérico acetato de abiraterona, que é utilizado no tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático resistente a castração, em combinação com os medicamentos prednisona ou prednisolona.

De acordo com a Lei dos Genéricos, com a decisão os custos do tratamento serão reduzidos, já que os medicamentos genéricos devem entrar no mercado com um valor 35% menor que o valor do produto de referência.

Até o momento, não haviam genéricos do medicamento acetato de abiraterona, que está no mercado com o nome comercial Zytiga, registrado pela empresa Janssen-Cilag Farmacêutica. O medicamento genérico foi registrado pela empresa Dr. Reddys Farmacêutica.

Segundo a Anvisa, o acetato de abiraterona inibe seletivamente uma enzima necessária para a produção de androgênios (hormônios sexuais) pelos testículos, glândulas suprarrenais e tumores da próstata. Desta forma, diminui consideravelmente os níveis destes hormônios, os quais levam à progressão da doença.

O diagnóstico de tumores na próstata é feito a partir de dois exames: o toque retal, por meio do qual os urologistas conseguem perceber a consistência da próstata (as regiões da próstata acometidas pelo câncer tendem a ter consistência mais endurecida), e a dosagem, no sangue, do antígeno prostático específico (PSA), que está aumentado nos pacientes portadores deste tipo de câncer.


+ Saúde