​Ambulantes incomodam população e comerciantes no Centro de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de abril de 2017 às 10:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O calçadão da Rua Marechal Deodoro é o principal ponto de concentração de ambulantes

A exemplo do que é visto na 25 de março, em São Paulo, e em outros grandes centros urbanos, os ambulantes estão invadindo o Centro de Franca. São dezenas de vendedores informais oferecendo toda sorte de produtos, desde peças íntimas a raízes “milagrosas” e pilhas do Paraguai.

O calçadão da Rua Marechal Deodoro, próximo à agência central dos Correios, é o principal ponto de concentração dos ambulantes, que se espalham em frente às lojas por todo o passeio, até a altura da Rua Campos Sales.

A situação tem incomodado muitas pessoas que passam pelo Centro e são abordadas pelos ambulantes, a maioria vindos de outras cidades. “Eu ia entrar na Casa Barbosa para comprar um cinto e o rapaz praticamente queria me obrigar a comprar os produtos dele. Quando me neguei ele ficou de cara feia, me intimidando”, disse a vendedora Ângela Maria, moradora da Estação.

Mas o incômodo é ainda maior da parte dos comerciantes, que veem muitas de suas vendas serem frustradas com a presença dos ambulantes. De acordo com eles, a ação fica facilitada em razão da ausência de fiscalização mais intensa da Prefeitura, seja com a Guarda Civil Municipal ou pelo setor de Obras e Posturas.

A revolta é ainda maior em razão dos custos para trabalhar na formalidade, como aluguel de ponto, encargos sociais e demais tributos.

A reportagem do Jornal da Franca enviou e-mail para o setor de Comunicação Social da Prefeitura e aguarda um retorno sobre como a Prefeitura tem agido, ou pretende agir, quanto à presença dos ambulantes.


+ Economia