Alunos da EMIM realizam apresentação especial nesta quarta, 30, no Municipal

  • Entre linhas
  • Publicado em 29 de novembro de 2016 às 17:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Espetáculo celebra os 20 anos da Escola Municipal de Iniciação Musical, que hoje atende 350 alunos

​Uma releitura musical com repertório variado, envolvendo os principais nomes da música popular brasileira é o que poderá ser visto na noite desta quarta-feira, 30,no Teatro Municipal ‘José Cyrino Goulart’, a partir das 20h. O espetáculo marca os 20 anos da EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical) e a entrada será gratuita.

No mês, em que a cidade acaba de completar 192 anos, essa apresentação será um destaque à parte, com o show em que serão apresentados vários trechos dos musicais e temas exibidos em anos anteriores, voltados aos familiares dos alunos e público em geral. Segundo a diretora Márcia Crizol, aqueles que lá comparecerem vão assistir a uma releitura, contendo um pouco dos autores e compositores que foram estudados nos últimos anos.

Cerca de 160 alunos estarão se alternando no palco, a partir de um roteiro preparado com a participação dos educadores musicais. Um dos objetivos da apresentação é valorizar o aprendizado de alunos e ex-alunos, que no palco estarão, através da música, contando um pouco da história da escola, com  homenagens a grandes nomes da música brasileira, entre eles, Heitor Vila-Lobos, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Bossa Nova e outros.

Ao longo, desses anos, foram realizados trabalhos marcantes, junto as crianças e jovens de todas as faixas sociais, que são atendidos, gratuitamente, com o objetivo de dar formação musical através do canto, percepção auditiva, ritmo, coordenação e expressão, além da iniciação à leitura e escrita musical, prática de grupo, iniciação à flauta doce, teclado, violão, guitarra, contrabaixo, cavaquinho, viola caipira, bateria, percussão, incentivando os alunos a desenvolver o gosto pela música, a apreciação e cultura musical e das artes em geral, priorizando a música brasileira em seu repertório.

Em 2012, a equipe de educadores musicais da EMIM produziu o livro didático “Feira Musical – Para tocar, cantar e dançar o que é nosso”, destinado a professores de artes e de música em geral, contendo propostas e sugestões de atividades para a sala de aula.

 

Um projeto para todos

A Escola Municipal de Iniciação Musical “Roberto Ambrósio Tupete” (EMIM) é um projeto da secretaria Municipal de Educação, surgido em 1996, que atende a 350 alunos, entre crianças e adolescentes, a partir de 8 anos de idade, oferecendo aulas de música no período contrário ao da escola regular. Após o curso, que tem duração média de três anos e meio, o aluno recebe o certificado de conclusão, e, em torno de 2.000 alunos que já concluíram o curso. É uma referência no país em termos de ensino musical.

Para atender aos alunos que já concluíram o curso e que desejam continuar sua prática musical e também aqueles alunos que demonstram interesse ou que se destacam, a escola criou alguns grupos especiais como: Banda de Pop-rock, Grupo de Samba, Grupo Instrumental de Violão, Orquestra Experimental, Viola Caipira e Coral Infanto-Juvenil, os quais estarão mostrando o seu talento na noite dessa quarta-feira.

 Os cursos são ministrados com 9 educadores musicais, contando com o suporte administrativo de uma equipe composta por 4 funcionários administrativos, e a cada início de ano são oferecidas 160 novas vagas para alunos iniciantes. A Escola que, inicialmente, funcionou na rua Prudente de Morais, perto da Prefeitura, está instalada na Avenida Champagnat, 1808, segundo andar, sala 42, com o horário de atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30.

 


+ Cultura