Altas temperaturas na região deixam bombeiros em alerta com banhistas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de outubro de 2017 às 08:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns locais da região, em especial Rifaina, têm atenção especial dos bombeiros nos dias quentes

​A proximidade da chegada do verão, com temperaturas que facilmente ultrapassam a marca dos 30ºC, o que já tem ocorrido nos últimos dias em Franca e região, leva muita gente a procurar formas para se refrescar, principalmente em cidades como Rifaina e Miguelópolis, as praias artificiais da região. onde há também centenas de ranchos.

Distante a 500 quilômetros do litoral, a população de Franca e região busca as alternativas que tem, como rios, represas, lagos e cachoeiras para mergulhas e passar os fins de semana. Mas, se cuidados não forem tomados, a diversão pode se tornar uma tragédia. 

Com o objetivo de prevenir acidentes com crianças e jovens nesses ambientes, o Grupamento de Bombeiros de Franca procura passar orientações e conscientizar sobre os perigos.

Alguns locais da região, em especial Rifaina, têm atenção especial dos bombeiros, principalmente nos dias mais quentes do ano, quando reunem centenas de banhistas. Os ranchos participares também requerem cuidado, por serem mais isolados e geralmente não terem salva-vidas.

O Corpo de Bombeiros alerta e dá dicas para evitar que novos acidentes ocorram. Entre as orientações estão: evitar nadar sozinho, não ingerir bebida alcoólica ou consumir lanches e refeições antes de entrar na água, não se afastar da margem, não saltar de locais elevados para dentro da água e não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado. 

Nesses casos, especificamente, é preferível lançar objetos flutuantes (bolas, boias, isopores, madeiras, pranchas e outros) ou então corda para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo. A corporação também orienta a nunca deixar crianças sozinhas próximo à água.


+ Cotidiano